Maior empresa de produtos médicos do mundo, com faturamento global de US$ 30 bilhões no ano passado, a americana Medtronic está empolgada com o crescimento do setor de saúde no Brasil. Sob comando do executivo Felipe Barreiro, o faturamento da operação brasileira disparou 33% neste ano na comparação com 2020, quando a companhia lançou 16 novos produtos no mercado nacional.

Para este ano, outros 13 itens começarão a ser oferecidos, tanto para o setor privado quando para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, 30% das vendas são para o governo.

Apesar de não revelar em cifras o desempenho da operação no País, Barreiro afirma que o Brasil tem se consolidado como um dos principais mercados da Medtronic no mundo. “Não só pelo tamanho do mercado, mas também pelo imenso potencial de crescimento, somos prioridade nas estratégias da companhia”, afirmou. Entre as inovações da empresa estão o menor marcapasso do mundo, o Micra, e o Percept, dispositivo neuroestimulador capaz de controlar o tremor de pacientes com Doença de Parkinson. “Na média dos próximos cinco anos, vamos crescer 20% ao ano. Ou seja, vamos dobrar de tamanho e acelerar nesse período o que levamos cinco décadas.”

(Nota publicada na edição 1244 da Revista Dinheiro)