Quem anda pelas ruas da pequena Ingolstdt, no interior da Alemanha, onde fica a sede da Audi, acha a cena banal. Centenas de carros da montadora cruzam as avenidas largas ladeadas por edifícios baixos e pitorescos. É até difícil encontrar um automóvel que não tenha o reluzente logo com quatro argolas no pára-choque. Mas há poucos dias algo mudou.
O que era banal surpreendeu os habitantes da cidade quando
a mais recente criação da Audi, o novo A8, saiu da garagem da fábrica para desfilar pelas ruas. A admiração tem se repetido em todos os cantos do planeta e, em abril de 2003, vai deixar os brasileiros boquiabertos. ?É o carro com maior tecnologia embarcada já projetado pela Audi?, diz Leonardo Senna, diretor da Audi Senna, importadora da marca no País.

 

O lançamento da montadora alemã é a mais audaciosa tacada da companhia no segmento de alto luxo. A começar pelo preço: cerca de R$ 450 mil cada. O modelo que existe há oito anos foi inteiramente redesenhado e recebeu tecnologia de ponta digna de filmes de ficção. Para começar, o carro, cuja carroceria é de alumínio, identifica os donos pelas digitais. Basta colocar um polegar em um leitor óptico no painel para que os bancos, os espelhos retrovisores,
o ar-condicionado e o som na rádio preferida se ajustem automaticamente. Caso o proprietário seja casado e sua mulher também use o carro, não há problema: dá para gravar ambas as digitais na memória. Até o ato de ligar o carro ganhou mais sofisticação. Ele é acionado por um simples toque no botão sem que a chave esteja no contato. Mas é necessário que ela permaneça com você, pois o carro só liga após reconhecê-la por meio de sensores eletrônicos.

 

Os engenheiros pensaram em cada detalhe. Os faróis automáticos acompanham o movimento da direção nas curvas. A distância entre o A8 e o carro da frente também é monitorada. Se o velocímetro estiver na casa dos 180 km/h, um espaço de 80 metros é mantido para que uma eventual colisão não aconteça. A suspensão? A ar e regulada de acordo com a sua preferência: mais baixa ou mais alta. Tudo isso controlado em uma tela touch screen no painel do automóvel. O principal objetivo da companhia quando concebeu esse carro era fazer um automóvel que aliasse o luxo e a esportividade. Soube fazê-lo como poucos. Isso é visível no câmbio localizado no volante, igual ao dos carros de F-1, e no portentoso motor V8 de 335 cavalos de potência. O que ele proporciona? Zero a 100 km/h em 6,3 segundos. Marca surpreendente para a categoria.