Giro

A masturbação pode impulsionar seu sistema imunológico e lutar contra Covid?

Crédito: Reprodução/Pexels

Uma especialista em terapia hormonal sugere que 'entregar-se ao amor-próprio' pode fortalecer as forças de defesa naturais do corpo (Crédito: Reprodução/Pexels)

Quando a Covid começou a causar caos no mundo ocidental em março de 2020, as pesquisas do Google por “masturbação pode aumentar a imunidade” foram à loucura enquanto as pessoas procuravam maneiras de se proteger. Infelizmente, se tocar não será a diferença entre pegar Covid ou não, pois há muitos fatores que influenciam o risco de uma pessoa contrair a doença.

A Dra. Jennifer Landa, especialista em terapia hormonal, sugere que ‘entregar-se ao amor-próprio’ pode fortalecer as forças de defesa naturais do corpo. “A masturbação pode produzir o ambiente certo para um sistema imunológico fortalecido”, disse ela, de acordo com a Men’s Health.

+ Japonês de 51 anos sofre derrame após se masturbar diversas vezes

Mas há alguma evidência por trás disso?



Um pequeno mas promissor estudo com 11 homens – que foram desajeitadamente instruídos a se masturbar enquanto os pesquisadores faziam exames de sangue – sugere que sim. Publicado em 2004, ele mostrou que a masturbação causou um aumento temporário nas células do sistema imunológico, incluindo células assassinas que lutam contra vírus.

Um exemplo são os linfócitos – glóbulos brancos que lutam contra invasores estranhos, incluindo o coronavírus. O efeito durou cerca de 45 minutos após o orgasmo, de acordo com o estudo do Departamento de Psicologia Médica da Clínica Universitária de Essen, na Alemanha.

Os pesquisadores escreveram: “Essas descobertas demonstram que componentes do sistema imunológico inato são ativados pela excitação sexual e orgasmo”. Isso sugere que se realizar com as próprias mãos pode ajudar a prevenir que uma infecção como o coronavírus se torne séria, caso você contraia.

Mas o Dr. Jagdish Khubchandani, professor de saúde pública da New Mexico State University, disse ao Medical News Today que o tamanho do estudo “não foi bom o suficiente” para ser confiável. E todos os voluntários eram homens jovens e em boa forma, o que significa que não pode ser aplicado a uma população em geral com diferentes graus de saúde.

Além daquele estudo de quase 20 anos, realmente há uma falta de informação sobre como a masturbação afeta a imunidade, especialmente em mulheres. Mas os especialistas dizem que a masturbação geralmente pode ser boa para a imunidade por meio de seus efeitos indiretos no corpo.

O Dr. Khubchandani disse que não é fácil determinar se a masturbação causa um aumento nas células do sistema imunológico por si só ou se é devido à redução do estresse. Orgasmos em geral ajudam você a relaxar, reduzir o estresse, elevar o humor e ajuda a dormir melhor, fatores que podem ser indiscutivelmente a chave para manter a imunidade primária.

Em um estudo, publicado no Frontiers in Public Health, quase metade dos homens e mulheres que se masturbavam antes de dormir disseram que tiveram melhor qualidade de sono ou adormeceram mais rápido. Enquanto isso, pesquisas mostraram que os orgasmos desencadeiam a liberação de oxitocina, também conhecida como “hormônio do amor”.

Por sua vez, pode diminuir os níveis do hormônio do estresse cortisol, que embora tenha alguns benefícios, como combater a inflamação, nunca é bom em grandes quantidades.

Acredita-se que o estresse suprima o sistema imunológico, diz Harvard Health, o que pode aumentar a suscetibilidade a resfriados e outras doenças, potencialmente Covid. A Dra. Felice Gersh, uma ginecologista e obstetra especializada em saúde feminina, disse que a masturbação todos os dias não previne Covid.

Outros estudos mostraram que a masturbação pode evitar o câncer de próstata em homens e infecções em mulheres, provavelmente devido à forma como os órgãos genitais reagem fisicamente ao orgasmo, e não porque aumenta a imunidade. O sistema imunológico é uma rede complexa com várias linhas de defesa. Sua força varia de pessoa para pessoa, com fatores como idade, medicação e dieta contribuindo amplamente.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago