Cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, um impacto cataclísmico criou a lua a partir de escombros de uma Terra mal formada. Naquela época, o planeta era um lugar bastante monótono, supõem diversos geocientistas, com lava ocasionalmente escorrendo por uma extensão global da crosta, e a formação das características geológicas mais complexas do planeta ainda muito distante.

Mas, de acordo com um novo modelo, a jovem lua estava tão perto da Terra naquele momento que teve um efeito profundamente estranho em nosso lar embrionário.

+ ‘Lua de Sangue’ afeta espaçonaves da Nasa movidas a energia solar

A lua naquele estágio estava até 30 vezes mais perto da Terra do que está agora. Novos cálculos descobriram que essa proximidade perturbou o equilíbrio entre a valsa orbital da Terra e da lua. Em última análise, fez a Terra girar tão rapidamente que o planeta foi esticado em uma forma próxima a uma batata.

Esta Terra de formato estranho era um mundo de construção dramática de montanhas e profunda atividade vulcânica, e o turbilhão geológico tinha o potencial de fabricar todos os tipos de rochas e minerais complexos, talvez incluindo o primeiro rascunho das rochas que compõem as massas terrestres da Terra.

“Para as primeiras dezenas de milhões de anos da história da Terra, a coisa toda é um lugar incrivelmente dinâmico”, diz Simon Lock , cientista planetário do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, e um dos coautores do trabalho. “É um mundo muito diferente do que as pessoas imaginam.”

Embora o novo modelo ainda não tenha sido revisado por pares, vários especialistas acham que ele tem muito mérito. A ideia de que a Terra se parecia brevemente com uma batata pode parecer estranha, diz Sara Russell, professora de ciências planetárias do Museu de História Natural de Londres, que não esteve envolvida no trabalho. Mas é possível que a lua recém-nascida tenha sido um dos primeiros engenheiros geológicos da Terra.

Nossa lua apareceu logo após a formação da Terra. Um objeto do tamanho de um planeta colidiu com a Terra e criou um anel de blocos de construção lunares que se juntaram em um satélite natural aproximadamente esférico. Simulações indicam que este novo companheiro orbitava muito mais perto do planeta do que hoje. Isso teria um efeito na rotação da Terra, mas estudos anteriores não analisaram as consequências mais amplas. Curioso, Lock criou suas próprias simulações para ver como o efeito da lua na rotação da Terra poderia ter se desenrolado.

A Terra e sua lua estão inextricavelmente unidas em uma dança gravitacional, e as leis da física exigem que, se um mudar seu comportamento, o outro objeto deve alterar o seu próprio para manter o equilíbrio. Um ato de equilíbrio, conhecido como conservação do momento angular , significa que a Terra gira mais rápido quando a lua está perto e mais devagar quando a lua está mais longe.