O cenário de incertezas internacionais atingiu em cheio as bolsas de todo o mundo. E, no Brasil, não foi diferente. Os riscos geopolíticos, com a retomada do Afeganistão pelo Taleban, após a saída dos Estados Unidos, afetaram todas as cotações. Somado a isso ainda vieram notícias sobre a desaceleração da atividade econômica na China, fim dos incentivos na economia norte-americana e avanço da variante Delta do coronavírus em muitos países. Na China, os dados de julho foram frustrantes, especialmente na Vendas do Comércio e Produção Industrial, com variação interanual de 8,5% e 6,4% — as expectativas eram de 11,5% e 7,8%, respectivamente. Já o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, indicou em sua ata que irá diminuir as compras de títulos que estimulam a economia, acabando com a festa de liquidez no mercado mundial. No Brasil, o temor em relação à situação fiscal ajudou a derrubar a bolsa desde o início da semana e elevou os juros futuros para dois dígitos. O ruído político complicou ainda mais a situação. Tudo junto e misturado levou a bolsa a um mergulho de 1,07% só na quarta-feira (18) e elevou o dólar a R$ 5,37 deixando um rastro de incerteza no ar.

ÓLEO E GÁS
Ultra vende Oxiteno por US$ 1,3 bi

A Ultrapar vendeu na segunda-feira (16) a Oxiteno, sua subsidiária no segmento de químicos, para a tailandesa Indorama por US$ 1,3 bilhão. Com dinheiro em caixa, a Ultrapar reduz endividamento e conclui a revisão dos ativos, iniciada com a venda da Extrafarma e de 50% da ConectCar. O objetivo do grupo é se concentrar em petróleo e gás, com a rede de postos de combustíveis Ipiranga, a distribuição de gás (Ultragaz) e o armazenamento de líquidos (Ultracargo). Com o dinheiro poderá ainda pagar a Refinaria Alberto Pasqualini, pela qual fez uma proposta de US$ 1,4 bilhão.

ENERGIA
Cemig tem lucro 80% maior

O lucro da Cemig subiu 80% no segundo trimestre do ano, sobre igual período de 2020, atingindo R$ 1,9 bilhão. O resultado surpreendeu o mercado e suas ações se valorizaram 2,8%, mesmo em dia de baixa da bolsa como a terça-feira (17). O destaque foi o ganho com a repactuação do risco hidrológico, que somou R$ 909,6 milhões. A receita da companhia teve alta de 15,5% no ano contra ano, chegando a R$ 6,8 bilhões no trimestre. A alta ocorreu devido a aumento do volume de energia vendida de 10,7 milhões de MWh em 2021, ante 9,4 milhões do segundo trimestre de 2020.

ALIMENTOS
Camil vai além do arroz e feijão

A Camil adquiriu na última terça-feira (17) o pastifício mineiro Santa Amália, marcando a entrada da companhia do arroz e feijão no segmento de massas. O valor da aquisição chegou a R$ 260 milhões, mas a Camil assumirá um endividamento de R$ 150 milhões da empresa de Minas Gerais. A aquisição será avaliada pelo Conselho de Administração e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas foi bem recebida pelo mercado. Muitos apostam nos ganhos de sinergia, além da criação de um forte concorrente para a M.Dias Branco.

BANCO
Itaú está digitando…

O Itaú Unibanco vai ampliar sua estratégia phygital, que prevê a integração dos ambientes digitais com os pontos físicos. O objetivo é garantir aos clientes acesso fácil a qualquer canal, conforme a conveniência de cada um. Para isso, ampliou as funcionalidades do assistente virtual via WhatsApp, incluindo opções como o envio da segunda via de farturas de cartão de crédito e do boleto de financiamento imobiliário. Com o comportamento mais digital dos clientes, o banco registrou crescimento de 67% no número de conversas e 44% no de clientes utilizando a plataforma no primeiro semestre de 2021 sobre igual período de 2020.

CELEBRIDADES
Hillary no festival da XP 

Divulgação

A XP confirmou a participação de Hillary Clinton, ex-Secretária de Estado dos EUA, e de Michael Bloomberg, empresário e ex-prefeito de Nova York, na Expert. O festival de investimentos, que chega a sua 11ª edição, será realizado pela corretora de 24 a 26 deste mês em formato 100% on-line e gratuito. Para esta edição, a empresa decidiu redesenhar a experiência do cliente durante o evento. “Além de poder consumir um conteúdo de qualidade, ele vai ter uma experiência imersiva inédita por uma cidade digital”, afirmou a diretora de marketing da XP, Pethra Ferraz. Entre os convidados estão também Pep Guardiola (técnico do Manchester City) e Randi Zuckerberg (CEO da Zuckerberg Media e irmã do cofundador do Facebook) entre outros.