Aos poucos, a marca de piscinas iGUi, de Gravataí, no Rio Grande do Sul, vai ganhando o mundo. De suas 570 lojas, 170 estão espalhadas em 39 países como Argentina, México e Portugal. Mas o mercado no qual ela pretende nadar de braçada tem nome e sobrenome: Estados Unidos. A companhia investiu US$ 5 milhões na construção de uma fábrica no estado da Flórida com uma capacidade de produção de 500 unidades por ano. Com previsão de inauguração em setembro, a unidade fabril permitirá que a companhia passe das atuais 8 lojas nos EUA para 20 unidades até o fim do ano. A meta, entretanto, é bem mais ambiciosa. Em um horizonte de cinco a dez anos, a projeção é de que o tamanho da operação nos EUA se aproxime da brasileira. “Os Estados Unidos são o maior mercado mundial de piscinas, então as perspectivas são muito boas”, afirma Filipe Sisson, presidente da iGUi. Do faturamento total da companhia, hoje na casa dos R$ 540 milhões, 20% já vêm do exterior.

(Nota publicada na Edição 1066 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Pedro Arbex)