Foi-se o tempo em que era preciso olhar para o relógio para saber as horas. Hoje, os celulares cumprem muito bem essa função — incluindo outras, como a de cronômetro e despertador, além de se ajustar ao fuso horário de cada cidade. A concorrência dos smartphones não impediu os fabricantes de relógios de seguir investindo em modelos nos quais o grande destaque são o luxo e o design. Quando o público-alvo são as mulheres, então, os relógios se tornam verdadeiras joias. No mais literal sentido da palavra. Diamante, ouro, platina, rubi, safira e esmeralda são apenas alguns dos materiais cada vez mais comuns nos mostradores de horas femininos. E as mulheres adoram usar uma preciosidade dessas numa ocasição especial. Que o diga Nicole Kidman. Embaixadora da grife suíca Omega, uma das mais respeitadas do setor, a atriz australiana sempre exibe um relógio maravilhoso nos grandes eventos. Foi assim no Emmy de 2017, no Oscar de 2018 e, mais recentemente, no Golden Globe Awards, realizado há apenas 4 meses, na cidade de Beverly Hills, nos Estados Unidos.

Um dos modelos preferidos da senhora Kidman é o De Ville Ladymatic que ela usou numa campanha da Omega (foto à esq.). Com 5 anos de garantia e resistência a água de 100 metros de profundidade, a peça tem mostrador de madrepérola, marcadores de diamante e vidro de safira resistente a riscos. No bisel – anel que circula o mostrador –, são nada menos do que 60 diamantes adornando a caixa de ouro 18 quilates, mesmo material da pulseira. Mas não é qualquer ouro. Trata-se do ouro Sedna, desenvolvido pela própria Omega, a partir de uma liga obtida por meio da união de ouro rosa, paládio – que garante resistência – e um pouco de cobre. A caixa de elegantes 34 milímetros de diâmetro assegura a leveza para os braços femininos. A efeito de comparação, a maioria dos relógios masculinos têm caixa com mais de 40 mm. Por tanta sofisticação e beleza, as interessadas precisarão pagar cerca de R$ 365 mil para usar o relógio da estrela de Hollywood.

 

A também suíça IWC é outra que entrou na onda de contratar celebridades para divulgar seus relógios de luxo (veja quadro na próxima pág.). No final do ano passado, a top model dinamarquesa Josephine Skiver, Angel da Victoria’s Secret, e a atriz taiwanesa Janine Chang tornaram-se embaixadoras da companhia, numa campanha gravada no charmoso vilarejo italiano de Portofino, que serviu de inspiração para o nome da coleção. Desenvolvidos especialmente para as mulheres, os modelos da linha IWC Portofino têm como um dos diferenciais o diâmetro da caixa, de 34 milímetros, bem menor do que os da linha masculina, que têm, em média, 44 mm. Outro ponto que tem atraído o interesse das moças é o fato de essa nova coleção possuir um prático sistema de troca de pulseira – confeccionada em couro italiano –, possibilitando customizar a peça, com treze opções de cores. E ainda há a alternativa de uma pulseira de aço inoxidável. Ou seja, dá para combinar o relógio com as mais diversas ocasiões, desde uma ida ao cinema ou à praia a um elegante evento na noite. Um dos modelos mais belos da nova coleção (foto acima) tem vidro de safira, sessenta pedras de diamante no anel da caixa e preço sugerido de R$ 88.700.

 

Essa cifra é praticamente metade do valor de uma das peças da nova coleção feminina da Cartier, multinacional francesa fundada em meados do século 19. O modelo Tank Anglaise é feito com caixa e pulseira de ouro rosa 18 quilates, coroa ornamentada com uma safira azul, mostrador prateado e resistente à água até 30 metros de profundidade. Ultra elegante, custa R$ 165 mil, à vista. Se quiser gastar um pouco menos para ter toda a elegância da Cartier no pulso, uma excelente opção é o modelo Panthère, que custa R$ 130 mil e tem exatamente tudo o que possui seu irmão mais caro, com uma única diferença: o Tank Anglaise é automático, enquanto que o Panthère tem movimento a quartzo. Outra marca icônica da relojoaria mundial que tem investido cada vez mais no público feminino é a jovem Hublot, criada há apenas 40 anos, na Suíça. Um dos passos mais firmes que a companhia deu na direção das mulheres ocorreu em 2015, com a contratação da top model israelense Bar Refaeli para ser sua embaixadora.

DOSE DUPLA: A grife Cartier lançou duas novas peças, ambas com caixa e pulseira de ouro 18k: o Tank Anglaise (no alto) custa R$ 165 mil, e o Panthère (acima), sai por R$ 130 mil. (Crédito:Divulgação)

312 DIAMANTES Até aquele momento, a Hublot só tinha homens na lista de celebridades contratadas para divulgar a marca. E só nomes de enorme envergadura internacional, entre eles o velocista jamaicano Usain Bolt, o rapper americano Jay Z e o atleta do século 20, Pelé. Da nova coleção da grife, um dos modelos que está encantando mulheres ao redor do mundo é o Big Bang White Pavé. Não é por acaso. O relógio tem nada menos do que 312 diamantes, sendo 198 na caixa de 41 milímetros e outros 114 no bisel. A caixa e o bisel são de ouro rosa polido, de 18k, o vidro é de safira, com tratamento antirreflexo, e os ponteiros são banhados a ouro. Aliando refinamento e modernidade, a pulseira é de borracha branca, com fechos de ouro rosa 18k e aço inoxidável banhado a ouro. E essa verdadeira joia ainda resiste a 100 metros de profundidade. Por tudo isso, o Hublot White Pavé custa US$ 42 mil (cerca de R$ 230 mil). Nada que assuste a Nicole Kidman.

Embaixadoras de grife

Divulgação

Não é de hoje que grandes empresas contratam celebridades – e não só do mundo artístico – para divulgar seus serviços e produtos. Na relojoaria, a onda começou para valer no final dos anos 1960. Mais precisamente, em 1969, quando o astronauta americano Buzz Aldrin se tornou o segundo homem a pisar na Lua, usando um Omega Speedmaster Professional, o único com selo de aprovação da Nasa. Apenas 2 anos depois, o ator Steve McQueen imortalizou um modelo Tag Heuer, no filme As 24 Horas de Le Mans. As mulheres só faziam olhar. Até que elas começaram a ganhar fama, respeito e espaço.

Hoje, são dezenas de grandes estrelas contratadas por marcas de relógio para serem não apenas garotas-propaganda, mas embaixadoras, agregando às marcas o valor de seus nomes e imagens. Além da já citada Nicole Kidman, a lista inclui a tenista Serena Williams, pela grife Audemars Piguet, a cantora Lady Gaga (Tudor) e as atrizes Uma Thurman (Tag Heuer) e Halle Berry (Michael Kors). Entre tantas estrelas, uma parece ter criado um laço especial com a marca que representa. Há quase 10 anos, a atriz americana Cameron Diaz é embaixadora da Tag Heuer. Como nos demais casos, as cifras envolvidas nesses contratos são mantidas em sigilo. Mas estima-se que Cameron receba, por ano, cerca de US$ 5 milhões (mais de R$ 27 milhões) para divulgar a grife.