Uma briga de esfregões está sendo travada nos fundos dos restaurantes do País. Com apenas cinco anos de estrada, a Éricon, uma pequena empresa nacional que fornece produtos de limpeza para clientes corporativos, está desbancando gigantes como Ecolab e Diversey-Lever, divisão de limpeza institucional da Unilever. Hoje a Éricon já detém quase 50% do mercado de restaurantes comerciais ? incluindo grandes redes como América, Barbacoa e Galetos ? e tem como clientes 15% dos restaurantes industriais.

Criada por quatro ex-funcionários da Unilever, a Éricon tem crescido oferecendo um serviço diferenciado, baseado em um atendimento personalizado que está mudando a cara do setor. Tradicionalmente, as empresas fecham contratos de exclusividade para o fornecimento dos produtos de limpeza. Logo, quanto mais o restaurante consumir desses produtos, mais a fornecedora (e seus vendedores) faturam. Invertendo a lógica, a Éricon estabeleceu um sistema de pagamentos mensais fixos. Portanto, é de seu interesse que o cliente não desperdice. ?Meu preço nominal é igual ou até 30% mais caro que o da concorrência. Mas ao longo do ano o cliente acaba gastando muito menos?, afirma o diretor da Éricon, Eduardo Freire.

A meta de Freire para os próximos três anos é alcançar a mesma participação de mercado de Diversey-Lever e Ecolab nos restaurantes industriais. Sonho alto mas não impossível para quem já encarnou o espírito de Davi, o inimigo do Golias. As empresas nacionais desse setor, como Sapore e Embrasa, ele já conquistou. Faltam as multinacionais, que chegam no País com contratos internacionais fechados e nem se dignam a recebê-lo. Mas isso ele contorna com criatividade. Certa vez, entrou de penetra em uma convenção de nutricionistas onde sabia que ia encontrar o diretor de uma multinacional. Apresentou um plano de redução de custos e conseguiu agendar uma entrevista. As negociações continuam.