O fundador do Alibaba, a maior empresa de tecnologia da China, Jack Ma, criticou duramente a guerra comercial entre o seu país e os Estados Unidos. “A guerra comercial é a coisa mais estúpida deste mundo”, afirmou o magnata nesta segunda-feira (5), em uma conferência em Xangai.

Não é a primeira vez que Ma rechaça as barreiras de importação e exportação imposta entre os dois países. Em setembro, ele disse que a tensão comercial impediria a criação de 1 milhão de empregos do Alibaba nos EUA.

Durante a sua apresentação, o magnata da tecnologia afirmou que o objetivo do comercial é promover a paz e diálogo entre as nações, e não difundir a ascensão do protecionismo e conflitos, publicou a CNN.

“Ninguém pode parar o livre comércio.”

A sua opinião foi exposta horas depois de o presidente da China, Xi Jinping, ter criticado a política de “o vencedor leva tudo” imposta ao mercado internacional. O comentário foi uma clara aversão ao modelo de abordagem imposta pelo mandatário dos EUA, Donald Trump, e seu estilo agressivo de fazer negócios.

Os Estados Unidos e a China estão há meses em uma escalada de tensões e acusações referentes ao comércio internacional. A situação chegou ao ápice em setembro, com a taxação em US$ 200 bilhões pelo governo norte-americano em produtos chineses.

Em retaliação, Pequim taxou mais de 5,2 mil itens dos EUA, incluindo gás natural liquefeito (GNL), componentes eletrônicos e preservativos.

Os investidores esperam que uma reunião planejada entre Trump e Jinping na cúpula do G-20, na Argentina, no final deste mês, ajude a aliviar as tensões comerciais.