A região de Abrolhos, no litoral da Bahia, é considerada o paraíso para os mergulhadores. Isso porque o local conta com um dos maiores conjuntos de recifes de corais do planeta. Na semana passada, pesquisadores do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo anunciaram que esse ecossistema é mais rico do que se pensava. O local é coberto por 20 mil quilômetros quadrados de rodolitos, a maior área do mundo, equivalente à do Estado de Sergipe. Esses organismos se assemelham aos corais, com a vantagem de que estocam grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2). Veja por que a região de Abrolhos é importante do ponto de vista econômico e ambiental.

 

35.jpg

 

 

 


Tecnologia 


Energia alternativa

 

A utilização de fontes alternativas para geração de energia segue ganhando espaço no Brasil. Depois das modalidades eólica e solar, agora é a vez do uso de insumos, como a casca de arroz. A maior do gênero, a usina Termelétrica de São Borja (foto), no Rio Grande do Sul, acaba de ser inaugurada. Ela tem capacidade de gerar 85 mil megawatts por hora, o suficiente para abastecer uma cidade com 780 mil habitantes. Pertencente à companhia alemã MPC Bionergie Brasilien, a unidade custou R$ 60 milhões e vai consumir 100 mil toneladas de casca de arroz por ano. Esse material não possui valor econômico e, até então, era descartado em lixões. A meta da francesa Dalkia, operadora da usina, é fazer acordos de fornecimento de matéria-prima com pequenos agricultores da região.

 

36.jpg

 

 


Empresas do Bem


Educação


Finanças para iniciantes 

 

Em maio, a inadimplência subiu 4,32% em relação a abril. Parte do problema se deve à inexperiência dos jovens em lidar com o crédito. Para ajudar nessa tarefa, a BM&FBovespa, presidida por Edemir Pinto, a Febraban e a Anbima se uniram em um projeto que visa à inclusão do ensino de educação financeira nas escolas. Em três anos, 63% dos 26 mil alunos beneficiados passaram a poupar parte da renda. 

 

37.jpg

 

 

 

Comunidade


Negócios marinhos

 

A criação de moluscos em fazendas aquáticas, no litoral sul do Rio de Janeiro, ganhou um reforço de peso. É que a Eletrobras renovou a parceria com a Brigada Mirim Ecológica (foto) da Ilha Grande ao doar dez mil vieiras. A produção do molusco é uma das vertentes do programa que capacita adolescentes na área educacional e de geração de renda.

 

38.jpg

 

 

 

Consciência ambiental 


Mais teoria e menos prática 

 

O discurso sustentável já se incorporou à rotina de empresas e executivos. Contudo, ainda está longe de se tornar uma prática de muitas empresas. É isso que indica pesquisa da consultoria Deloitte que envolveu os gestores de 108 corporações brasileiras. Os números mostram que entre o discurso e a prática ainda existe uma grande distância.

 

39.jpg

 

 

 


Inovação


Roupa viva 

 

O uso de leveduras para a produção de materiais ecológicos está crescendo. A mais nova sacada nessa área é da designer britânica Suzanne Lee, criadora de uma linha de roupas orgânicas (foto) e pesquisadora da Universidade de Londres. Seu trabalho deu origem a um tecido de celulose bacteriana. O material é produzido com a adição da bactéria kombucha a uma solução de chá-verde com açúcar.

 

40.jpg

 

 

 

Inovação 2


Som na caixa verde 

 

A popularidade do iPhone pode ser medida pelo extenso número de acessórios criados para o smartphone da Apple. Um dos mais inusitados é o ecocamp (foto), uma caixa de som que lembra os antigos gramofones e não precisa de energia elétrica para funcionar. Fabricado pela americana Eco-made, o dispositivo é feito de fibras recicladas e custa o equivalente a R$ 17.

 

41.jpg