Finanças

À espera de Yellen, bolsas asiáticas têm dia de perdas ou estabilidade

As bolsas asiáticas fecharam em baixa ou estáveis nesta terça-feira, com investidores evitando negócios antes do testemunho da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen.

Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 1,13%, a 19.238,98 pontos, também influenciado pela valorização do iene ante o dólar durante a madrugada, fator que costuma pesar em ações de exportadoras japonesas.

Na China, o Xangai Composto fechou praticamente estável, com alta marginal de 0,03%, a 3.217,93 pontos, assim como o menos abrangente Shenzhen Composto, que recuou apenas 0,02%, a 1.964,32 pontos. Em Hong Kong, o dia também foi de estabilidade, com ligeira perda de 0,03% no Hang Seng, a 23.703,01 pontos.

Os negócios na Ásia foram marcados por um clima de cautela antes da fala de Yellen. A chefe do Fed inicia hoje dois dias de testemunhos no Congresso norte-americano e a expectativa é que ela fale sobre a perspectiva dos juros e da economia dos EUA.

Diante disso, ficaram em segundo plano os últimos números sobre preços na China. Em janeiro, a taxa anual de inflação ao consumidor chinês atingiu 2,5%, o maior nível em dois anos e meio, enquanto a inflação ao produtor alcançou 6,9%. Ambas as variações superaram as expectativas.

Entre outros mercados da região asiática, o índice sul-coreano Kospi recuou 0,20% em Seul, a 2.074,57 pontos, enquanto o filipino PSEi caiu 0,88% em Manila, a 7.230,31 pontos. Já o Taiex, de Taiwan, foi exceção e subiu 0,39%, a 9.747,82 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana interrompeu uma sequência de cinco pregões positivos, em meio à queda de papéis de grandes bancos. O S&P/ASX 200 teve leve baixa de 0,1%, a 5.755,20 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel