Em um movimento estratégico para oferecer mais conveniência aos clientes, a Americanas anunciou na quarta-feira (11) a aquisição de 100% da Hortifruti Natural da Terra (HNT), rede varejista especializada em produtos frescos, como frutas, legumes e verduras, por R$ 2,1 bilhões. A iniciativa, segundo o CEO Miguel Gutierrez, permite à Americanas participar de diferentes momentos na jornada de consumo de uma pessoa. “E aumenta a base de clientes ativos, a frequência de compras e expande o alcance”, disse em comunicado. A conclusão do negócio está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Com o negócio, a Americanas segue a estratégia de grandes varejistas que têm investido no mercado de produtos perecíveis. A Magalu também se prepara e deve entrar no segmento de entrega de compras de supermercado. E o Mercado Livre pretende apresentar soluções semelhantes em breve. A intenção é fazer com que a experiência de compra das pessoas possa incluir desde eletrodomésticos a verduras e frutas.

A Americanas revelou que foram identificadas diversas oportunidades de sinergias, complementando o sortimento de produtos frescos e saudáveis nas lojas da marca e impulsionando a operação on-line da Americanas Mercado. Além disso, o negócio permite a expansão da integração com a fintech AME, aumentando a oferta de produtos e serviços financeiros nas lojas da hortifrúti, casos, por exemplo, de cartão de crédito, recarga de celular e crédito para pessoa física. “A aquisição da HNT vai abrir novas frentes de crescimento e rentabilidade”, disse Anna Saicali, CEO da IF, área de inovação da Americanas.

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“A Americanas, empresa líder no varejo físico e digital, irá acelerar o crescimento da hortifrúti” Thiago Picolo, presidente do Natural da Terra.

A hortifrúti possui uma rede de 73 lojas nos quatro estados da região Sudeste. São 54 unidades tradicionais, que oferecem sortimentos completos; 18 leves, menores e que atendem a necessidade da feira do dia a dia; e uma dark store, direcionada aos pedidos digitais. As lojas são abastecidas por uma plataforma logística que entrega diariamente em toda a rede – do campo para as lojas em até 24 horas – para garantir o frescor dos produtos. A companhia possui uma base de clientes com alta recorrência, que compram em média 34 vezes ao ano, com gasto mensal de R$ 125.

A empresa também é referência digital do setor no País (as vendas on-line representam 16% do total) e oferece diversos serviços para compras realizadas nas lojas, site, aplicativo e WhatsApp, incluindo entregas no mesmo dia e retirada na loja em 100% das unidades da rede. A HNT apresentou receita bruta de R$ 2 bilhões e uma margem Ebitda de 12%, nos 12 meses terminados em 30 de junho deste ano. São cerca de 7 mil funcionários e aproximadamente 2 milhões de clientes atendidos mensalmente.

CRESCIMENTO O executivo Thiago Picolo, presidente da hortifrúti, acredita que a Americanas irá acelerar o crescimento da bandeira capixaba, fundada em 1989, “ao expandir a nossa presença nacionalmente e ao alavancar recursos, tecnologias e conhecimento”. Segundo ele, a chegada de um player com o tamanho da Americanas, “uma empresa líder e pioneira no varejo físico e digital no País”, representa o reconhecimento do valor que a hortifrúti construiu. A HNT é controlada atualmente pela gestora suíça Partners Group, que em 2015 comprou 40% do negócio da família fundadora da bandeira. Em 2017, os investidores europeus compraram o restante da rede e assumiram o comando.

A aquisição da HNT é a primeira grande investida da Americanas, fundada em 1929, após a fusão com a B2W, em junho. A B2W opera os comércios eletrônicos Americanas.com, Shoptime e Submarino e passou a comandar a empresa resultante do negócio, a Americanas S.A. Para Anna Saicali, que lidera a área de inovação da companhia, a criação da Americanas S.A gera mais poder de fogo, atraindo potenciais vendedores e facilitando a integração. “Nossos ativos únicos (gente e cultura, base de clientes e plataformas de negócios) impulsionam a expansão de novos negócios e marcas”, afirmou.