Ela não usa batom, não faz a unha, não usa saia. Pode ser pela correria do dia-a-dia ou porque simplesmente não precisa. Bonita, bem-sucedida ? e sempre de tênis ?, Fernanda Romano é a chefe do portal jovem Tantofaz.net, há um ano na rede. Tem pela frente uma tarefa complicada: levar o negócio ao ponto de equilíbrio até o final do ano. Nas últimas duas semanas, foram quase trinta reuniões e roadshows com possíveis anunciantes e agências de publicidade. A voz grave e o discurso ultra-otimista com relação ao futuro da Internet no Brasil, mesmo com a crise, são as armas mais visíveis para atingir seu objetivo ? mas não são as únicas. Aos 26 anos, Fernanda Romano conhece muito bem a grande rede e as pessoas que trafegam por ela. Com seis amigos, conseguiu transformar um simples happy hour num dos eventos mais badalados da Internet, a Pontoconfraria. Seu círculo de amizades inclui os diretores dos principais portais, publicitários e profissionais da mídia. Dentro de casa tem um consultor full time: o marido Bob Wolheim, diretor da incubadora Idéia.com e ex-executivo da Starmedia.

Fernanda cursou a Faculdade de Administração Pública na FGV, mas é formada mesmo em Internet. Paulista, também já foi diretora do site Parlo.com, além de ter passado pela agência de publicidade Carillo Pastore e pela Shering Plough. ?Gosto de participar diretamente do produto. Trabalharia numa padaria desde que pudesse modificar o pãozinho?, exagera. Também passou pela Starmedia, mas nesse caso o motivo da saída foi pessoal. Na época, Bob Wolheim era o brasileiro melhor posicionado no portal latino-americano e o namoro não demorou a acontecer. Com três meses de relacionamento virtual, Fernanda largou tudo para morar com o executivo em Nova York. Ficou alguns meses desempregada, olhando anúncios de jornais e pedindo para conhecer empresas, principalmente as pontocom. Sem nada para fazer, começou a mandar e-mails para amigos brasileiros sobre o dia-a-dia na cidade americana, numa espécie de diário. O diretor do site BlueBus, Julio Hungria, estava na lista de endereços: gostou e resolveu publicar os textos. Até hoje, Fernanda é colaboradora do site, apesar de não ganhar para isso.

Também não recebe nada pela organização da Pontoconfraria, evento que reúne mensalmente empresários do mundo virtual (box). ?Sempre temos de dividir as despesas do evento, mas nós e a Fernanda não desistimos. Ela é muito comprometida com tudo que faz?, conta Guilherme Borges, CEO do Parlo e um dos idealizadores do encontro. Tão comprometida a ponto de levar o laptop para a praia e virar noites no escritório. ?Fernanda é guerreira?, resume Cláudio Gandelman, diretor de operações do Lokau.com. ?Briga não só pelo seu trabalho, mas por toda a indústria de Internet.? Ela não reclama do excesso de trabalho, mas às vezes se assusta com o tamanho da responsabilidade. ?Meus amigos ainda vão a baladas e eu não tenho tempo nem de ir ao cinema?, choraminga. A garota pontocom sabe que não pode ter tudo.

OS CAPITÃES DA REDE NA MESMA MESA

  

De um happy hour informal para um evento que reúne dezenas de empresários do mundo virtual. Criada em junho do ano passado por sete profissionais da Internet, incluindo a catalisadora do encontro, Fernanda Romano, a Pontoconfraria cresceu e hoje é evento obrigatório para quem quer ficar por dentro dos negócios da Internet. A última edição, que aconteceu no bar Buena Vista, Vila Olímpia, foi recorde de audiência. Duzentas e cinqüenta pessoas se apertaram para ver o debate sobre portais, que reuniu praticamente todos as grandes empresas do setor, como UOL, Yahoo e Starmedia, representados por Caio Túlio, Bruno Fiorentini e Fernando Loureiro, respectivamente. (foto). ?Ninguém acreditou que eu conseguiria levar executivos como Juarez Queiroz?, conta Fernanda Romano, orgulhosa. O Citibank, que patrocinou os três eventos anteriores, dessa vez não compareceu. Resultado: Fernanda e os organizadores arcaram com o ?prejuízo?. ?Não vou deixar de fazer a Pontoconfraria por causa de R$ 200.? Como de praxe, logo após o debate houve muita troca de cartões e papos sobre a Internet, principalmente publicidade e conteúdo: ?Tem cada vez mais engravatado. Espero que eu possa continuar usando meu tênis.?