Economia

A CARNE É FORTE

Sob risco de entrar em colapso quatro meses atrás, uma tão inesperada quanto espetacular virada no jogo do comércio exterior está sendo experimentada pelo setor de carnes. A febre aftosa que atingiu este ano a região oeste do Rio Grande do Sul foi erradicada e, na Europa, eclodiram novos casos da doença conhecida como ?vaca louca?. ?Todas as expectativas de exportação foram alteradas para cima?, diz o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes.



A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas calcula um crescimento, já este ano, de 25% sobre o total de 462 mil toneladas de carne bovina vendidas no ano passado para os Estados Unidos e Europa. Significa a entrada de US$ 710 milhões nos caixas dos criadores. ?Para 2001, vamos exportar 50% mais do que neste ano?, calcula Zilmar Moussalle, do Sindicato da Carne do Rio Grande do Sul.

Assim que o novo surto da ?vaca louca? surgiu na Europa, o consumo de carne bovina chegou a cair até 70% em alguns países. Na Alemanha, os fabricantes de salsichas bovinas decidiram parar de fabricar o produto com carne européia e privilegiar compras em países latino-americanos. ?Estamos melhor do que argentinos e uruguaios?, garante Martim Luiz da Luz, diretor do grupo Ana Paula, com fazendas consideradas modelo no município de Bagé. No início do próximo ano, veterinários da Rússia irão inspecionar frigoríficos brasileiros para futuras compras.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022