A motocicleta R 32 foi o primeiro veículo completo produzido pela BMW. Até então, a empresa fornecia apenas motores para outros fabricantes — de carros, motos e aviões. Foi no Salão do Automóvel de Berlim, em 1923, que o mundo conheceu o modelo da foto acima, projetado pelo designer Max Friz.

Considerado um marco na história das motocicletas, trazia soluções inovadoras como o motor boxer de 2 cilindros posicionados transversalmente em relação ao chassi. Com 500 cc, ele permitia velocidade máxima teórica de 95 km/h, muito acima do que era possível desenvolver nas estradas daquela época. No lugar da corrente, a R 32 tinha eixo cardã ligando o motor à roda traseira — tecnologia que até hoje equipa alguns modelos BMW Motorrad.

INOVADORA Lançada em 1923, a R 32 ainda inspira motos de alta performance. Passados quase 100 anos, a marca alemã aprimora a experiência de pilotagem com a F 750 GS (acima). (Crédito:Divulgação)

Passado quase um século, muita coisa evoluiu na fabricação de motos. Enquanto o motor da R 32 entregava modestos 8,5 cavalos, a F 750 GS, com motor bicilíndrico de 853 cm3, fornece 77 cavalos. Freios com ABS e Controle Automático de Estabilidade elevam a segurança de quem pilota. O modelo está à venda na rede BMW por R$ 59,5 mil.

(Nota publicada na edição 1237 da Revista Dinheiro)