Ponto número 1: o delivery bombou na pandemia, com 64% dos brasileiros passando a pedir mais comida nos apps. Ponto número 2: a entrega em casa veio para ficar e continuará em alta no pós-pandemia, com 62% da população mantendo os pedidos por aplicativo mesmo com o fim da crise sanitária. Os números são de pesquisa Datafolha encomendada pela 99Food e que embasa o plano de investimento da plataforma no Brasil. A empresa comandada pela gigante global chinesa de mobilidade Didi registrou 18,7 milhões de pedidos de janeiro a novembro, 175% a mais do que no ano anterior. Ampliou de 50 mil para 113,4 mil restaurantes cadastrados e o número de clientes saltou 40%. Os resultados, obtidos com exclusividade pela DINHEIRO, refletem a estratégia de expansão da plataforma, que desembarcou em 38 novas cidades em 2021 e agora está presente em 59 municípios, 16 deles são capitais. “Estabeleceu-se um entendimento melhor da opinião pública de que os serviços de delivery são um facilitador desse processo, permitindo que as pessoas recebam o que precisam em casa”, disse Pedro Gomes, responsável pela operação da 99Food, que completou dois anos no Brasil na segunda-feira (6).

CAPILARIDADE Belo Horizonte, a primeira cidade a receber o aplicativo em dezembro de 2019, Recife, Goiânia, Manaus e Cuiabá lideraram os pedidos feitos no País em 2021 pelo app, que ainda não está em São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar da presença em outras capitais, o olhar está mais voltado para cidades de pequeno e médio portes, com aposta na interiorização, ao contrário de concorrentes como iFood, mais ativos em regiões metropolitanas. “A estratégia dos últimos dois anos foi chegar às cidades menores, que nos permitem dar capilaridade à operação”, afirmou o executivo.

40% de aumento no número de clientes registra o aplicativo neste ano

Outros diferenciais do 99Food citados por Pedro Gomes são o conceito Value for Money da empresa, modelo em que consumidores têm o menor preço e os entregadores parceiros e os restaurantes têm as melhores taxas e benefícios, além de não exigir exclusividade. “Também realizamos os pagamentos semanalmente, o que é fundamental para o fluxo de caixa e saúde financeira desses estabelecimentos”, disse o executivo, que em 2022 vai concentrar esforços para consolidar e expandir a operação nas atuais 59 cidades.

Para o executivo, há muito potencial para ser explorado no delivery brasileiro, pois o uso ainda está concentrado aos finais de semana e as classes B e C começaram a utilizar o serviço depois da pandemia, algo que antes era restrito às classes mais altas. “O que mostra um enorme contingente de pessoas a se alcançar.” Com a 99Food seguindo o plano de entregar comida a qualquer hora, em qualquer lugar.