A 99, empresa de transporte por aplicativo, vai expandir para mais cidades do Brasil sua categoria de uso exclusiva para mulheres. A função, chamada de 99Mulher, estará disponível em todas as regiões do país a partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a 99, as condutoras poderão a qualquer momento ligar ou desligar a função por um botão no aplicativo.

+ Amazon muda logotipo de aplicativo que ‘lembrava’ Adolf Hitler; veja como era
+ Carros híbridos podem poluir mais que modelos a combustão, diz Green NCap

No caso das passageiras, quando solicitarem as viagens, serão avisadas sobre o envio de uma motorista exclusiva para mulheres.

Recurso lançado em 2019

O recurso foi lançado em forma de teste no fim de 2019 nas cidades de Santos, Campinas, Goiânia, Manaus, Recife, Fortaleza, Belém e Teresina. No início do ano, foi expandido para Macapá, Cascavel, Cuiabá, Juiz de Fora, São José dos Campos, Maceió e Jundiaí.

Resultados

De acordo com a empresa, mais de 78 mil corridas já foram feitas pela categoria nos últimos seis meses. Em testes de eficácia realizados em fevereiro, zero casos relacionados à segurança aconteceram em corridas do 99Mulher.

A iniciativa ajudou ainda a reduzir em 5% das ocorrências de assédio, por milhão de corridas, entre julho e dezembro de 2020.

“Nossa expectativa é que o lançamento nacional diminua ainda mais os casos, especialmente contra as mulheres”, diz Pâmela Vaiano, Diretora de Comunicação da 99, em nota divulgada.