Um dos mais conhecidos aplicativos de transporte do País, a 99 vai pegar carona na digitalização dos meios de pagamento para também atacar como uma fintech. Ao lançar o 99Pay, a primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade urbana no Brasil, a empresa conseguiu reduzir em 10% os pagamentos em dinheiro vivo, que antes representavam 70% de todas as transações. Além disso, a 99 está transformando seus motoristas em agentes de inclusão digital. Cada recarga que o passageiro fizer por meio dele, ganha 5% em bônus, limitado a R$ 5. “A carteira digital é apenas uma solução em meios de pagamento entre muitas que vamos lançar daqui para frente”, disse o executivo Maurício Filho, diretor da 99Pay. “Vamos acelerar a oferta de serviços financeiros para nossa base de mais de 20 milhões de clientes por mês”, afirmou. O foco da iniciativa, segundo ele, é o cliente desbancarizado, das classes C e D. Um recente estudo da empresa mostrou que tem crescido exponencialmente o número de usuários que utilizam o transporte por aplicativo como complemento ao transporte público, especialmente no trecho last mile. “Estamos nos tornando uma fintech. Mas vamos um passo de cada vez.”

(Nota publicada na edição 1193 da Revista Dinheiro)