Após ser adquirida pela chinesa Didi Chuxing, a 99 irá começar testes para implementar câmeras de monitoramento nos carros do serviço. A medida foi tomada após a empresa chinesa reformular seus procedimentos de seguranças depois que uma passageira ter sido estuprada e assassinada por um motorista na China.

Com a medida, a 99 pretende inibir eventuais incidentes, identificar situações de risco e motoristas e passageiros nocivos. “A tecnologia vai operar aliada à inteligência artificial da 99, que monitora o perfil de todas as chamadas. Assim, o aplicativo pode identificar situações de risco e tomar as medidas cabíveis”, declarou a 99 em comunicado.

Inicialmente as câmeras serão implantadas em carros específicos de São Paulo, que terão identificação para que os passageiros saibam que estarão sendo monitorados, com motoristas tendo que assinar termo de conformidade em relação a nova medida. O objetivo é que em alguns meses o projeto vá para outras cidades com equipamentos de visão noturna e câmeras “olho de peixe”, que trazem um maior campo de visão para a imagem.

Todas as imagens serão armazenadas em uma central de inteligência da empresa, que poderão ser acessadas em qualquer momento por uma equipe de monitoramento formada por psicólogos, ex-militares e engenheiros de dados dispostas 24h por dia para a função.