A invasão da Rússia na Ucrânia monopolizou os assuntos dos jornais, das redes sociais, das conversas de amigos. Mesmo do outro lado do mundo, ficamos curiosos para saber e entender o mais sobre esse país.

+ Saída diplomática ainda é aposta de analistas para Rússia e Ucrânia

Então vamos conhecer algumas curiosidades da Rússia e inclusive bizarrices, muitas delas peculiares:

1- Fuso horário
O mundo está dividido em 24 fusos horários, e a Rússia cobre nada menos que 11 deles – para se ter uma ideia, países extensos como Estados Unidos e o Canadá, possuem apenas seis. Quando o leste da Rússia está no meio do dia útil, as pessoas que vivem nas regiões mais ocidentais do país ainda estão dormindo profundamente.

2. Mergulhar num buraco de água gelada
Este costume pode parecer “louco” para os estrangeiros, mas é completamente normal na Rússia mergulhar em um poço ou buraco de gelo em janeiro. Acredita-se que isso ajuda a purificar o corpo e o espírito, além de aliviar as pessoas dos pecados.

3. Matrioska
Diz-se que a primeira Matrioshka foi idealizada por Anatoly Mamontov em 1890. As adoráveis bonecas em um conjunto de tamanhos crescentes colocadas uma dentro da outra simbolizam uma família. Criada há mais de 130 anos na Rússia, iniciou sua trajetória como um brinquedo instrutivo e em pouco tempo se tornou o mais conhecido ícone popular da cultura Russa.

4. Tanque de guerra
Na Rússia é ‘normal’ alugar tanques de guerra e alugá-los para festas de casamento. O preço varia em torno de 100 mil rublos (R$ 6 mil), mas tudo depende da rota. Se o casal quiser dirigir pelas ruas de Moscou, o aluguel é mais caro.

5. Outdor
Em 2014, caminhões circularam com uma propaganda exibindo a foto de seios. A ideia era mostrar como outdoors ambulantes também chamavam atenção. Deu certo: a campanha foi acusada de causar 517 acidentes!

6. Bebida
Em média, cada russo consome 18 litros de álcool por ano; o dobro daquilo que os especialistas consideram perigoso.

7. Homosexualidade
Na Rússia há uma lei proibindo que as pessoas contem às crianças que homossexuais existem.

8. O Alasca já foi da Rússia
Os EUA compraram o território da Rússia em 1867 por US$ 7,2 mi. Ainda hoje existem comunidades russas no Alasca. Eles falam russo, têm passaporte russo, seguem a Igreja Ortodoxa e se identificam muito mais com essa cultura do que com a americana.

9. Distância geográfica entre EUA e a Rússia
Os mapas que costumamos ver na escola mostram os Estados Unidos e a Rússia em localização opostas, bem distante um do outro. Porém, como a Terra é redonda, esses dois países estão mais próximos do que muitos imaginam.

Para cruzar essa tão simbólica fronteira, basta atravessar meros 4 km pelo mar do Estreito de Bering, e pronto. As ilhas Diomedes ficam no estreito de Bering – entre o estado americano do Alasca a leste e a Sibéria russa a oeste – e são separadas por uma pequena faixa de água que divide os dois paíse., e entre as ilhas passa a chamada Linha Internacional da Data, no meridiano 168º 58′ 37″ W, fazendo com que a diferença de fuso horário seja de 21 horas.