Negócios

762 instituições foram aprovadas para ofertar o PIX em novembro, diz BC

O Banco Central informou nesta quinta-feira, por meio de nota, que 762 instituições foram aprovadas e estão aptas a ofertar a seus clientes o PIX – o serviço brasileiro de pagamentos instantâneos – a partir de 16 de novembro. Entre as instituições estão bancos, financeiras, fintechs e instituições de pagamentos, entre outras.

“O processo de adesão de instituições ao PIX para ofertar o novo serviço a partir do seu lançamento, em novembro, se encerrou no dia 16 de outubro de 2020, com a conclusão das etapas cadastral e homologatória”, explicou o BC.

As instituições aprovadas concluíram com sucesso “todos os testes necessários e estão prontas para ofertar o PIX de forma segura e em conformidade com os requisitos definidos pelo Banco Central”.

O PIX é um sistema que permitirá pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano. O processo de cadastramento das chaves no sistema, pelos clientes, começou em 5 de novembro.

A chave de usuário é um identificador de contas: o cliente pode cadastrar um número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou um EVP (uma sequência de 32 dígitos a ser solicitado no banco).

Por meio da chave, será possível receber pagamentos e transferências. A chave é um “facilitador” para identificar o recebedor, mas não é indispensável para receber um PIX.

“A quantidade e a diversidade das instituições que estão aptas a ofertar o PIX reforçam o caráter aberto e universal do arranjo de pagamento, evidenciam a grande competitividade que o PIX traz ao mercado e demonstram o forte engajamento dos diversos agentes”, registrou o BC.

A autarquia esclareceu ainda que o processo de adesão das instituições será reaberto, de forma permanente, a partir de 1º de dezembro de 2020.

A lista das instituições aptas a oferta o serviço está disponível neste endereço: https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/pix/ListadeparticipantesdoPix-22.10.pdf

Veja também

+ Sandero deixa VW Polo GTS para trás em comparativo
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?