A erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias, que estava inativo há décadas e voltou a dar sinais de atividade na última semana até entrar em erupção no domingo (19), trouxe à tona o turismo de aventura, que visa conhecer esses locais.

+ Primeiros voos cancelados por erupção de vulcão nas Canárias

Para quem quer conhecer vulcões inativos ao redor do mundo e desfrutar paisagens deslumbrantes, listamos sete opções para conhecer.

1. Thríhnúkagígur, na Islândia

Inativo há mais de quatro mil anos, não há indícios de que o Thríhnúkagígur voltará a entrar em erupção em um futuro próximo. O nome ‘Cratera dos Três Picos’. As três crateras chegam a uma altura de cerca de 20 km ao sudeste da capital e está em uma área protegida do Bláfjöll Country Park, conforme o conforme o IG.

2. Monte Pelée, na França

Inativo desde 1902, quando teve uma grande erupção, que liberou uma nuvem de ar tóxico que se espalhou a uma velocidade de mais 500 km/h, o vulcão está localizado ao norte da Martinica. Na ocasião, toda a cidade de Saint-Pierre foi completamente destruída e mais de 30 mil pessoas foram mortas pela inalação dos gases quentes e desmoronamentos. A chamada montanha pelada tem 1.397 m de altura.

3. Molokini, no Havaí

O Molokini está localizado próximo à costa da Ilha de Maui e tem cerca de 800 m de largura e 50 m de altura, acima do nível do mar. Sua formação é derivada de uma cratera vulcânica causada por uma erupção de um vulcão subaquático. Uma lenda havaiana conta a história de uma deusa do fogo chamada Pelé e uma bela lagartixa gigante que se apaixonaram por um príncipe. Com ciúme e raiva, Pelé cortou a lagartixa ao meio e a transformou em pedra. Enquanto sua cabeça caiu ao lado da praia de Makena, sua cauda é o que hoje conhecem como Molokini, de acordo com o IG.

4. One Tree Hill, na Nova Zelândia

Localizado em Auckland, ou Maungakiekie, o pico do vulcão é marcado por um obelisco construído em homenagem ao povo Maori, junto ao túmulo de Sir John Logan Campbell, conhecido como fundador da cidade.

5. Furna do Enxofre, em Portugal

O Furna do Enxofre fica ao Sudeste da Caldeira da Ilha Graciosa. Por lá, é possível caminhar aos arredores e até no interior das ruínas do vulcão. Após descer as escadas vulcânicas, há um enorme lado protegido por um telhado em forma de cúpula. Existem duas aberturas na caverna que permitem a entrada de luz solar, o que dá um brilho único nas formações rochosas em determinados momentos do dia.

6. Monte Kilimanjaro, na Tanzânia

Localizado a cerca de 5.895 m acima do nível do mar, o vulcão atrai muitos adeptos de montanhismo devido à grande escalada. Os que preferem uma caminhada mais tranquila o Parque Nacional do Monte Kilimanjaro está localizado na base, onde é possível apreciar a vida selvagem.

7. Monte Vesúvio, na Itália

Por fim, temos o Monte Vesúvio, que fica na cidade de Nápoles e com mais de mil metros de altura, a erupção mais recente dele foi em 1944, matando 26 pessoas e retirando mais de 12 mil de suas casas. Ao contrário dos demais, ele continua ativo até hoje e está apenas adormecido.