Giro

7 vulcões inativos para visitar antes que acordem como o Cumbre Vieja

Crédito: Pexels

A erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, trouxe à tona o turismo de aventura, que visa conhecer esses locais que têm paisagens deslumbrantes (Crédito: Pexels )

A erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias, que estava inativo há décadas e voltou a dar sinais de atividade na última semana até entrar em erupção no domingo (19), trouxe à tona o turismo de aventura, que visa conhecer esses locais.

+ Primeiros voos cancelados por erupção de vulcão nas Canárias

Para quem quer conhecer vulcões inativos ao redor do mundo e desfrutar paisagens deslumbrantes, listamos sete opções para conhecer.

1. Thríhnúkagígur, na Islândia

Inativo há mais de quatro mil anos, não há indícios de que o Thríhnúkagígur voltará a entrar em erupção em um futuro próximo. O nome ‘Cratera dos Três Picos’. As três crateras chegam a uma altura de cerca de 20 km ao sudeste da capital e está em uma área protegida do Bláfjöll Country Park, conforme o conforme o IG.



2. Monte Pelée, na França

Inativo desde 1902, quando teve uma grande erupção, que liberou uma nuvem de ar tóxico que se espalhou a uma velocidade de mais 500 km/h, o vulcão está localizado ao norte da Martinica. Na ocasião, toda a cidade de Saint-Pierre foi completamente destruída e mais de 30 mil pessoas foram mortas pela inalação dos gases quentes e desmoronamentos. A chamada montanha pelada tem 1.397 m de altura.

3. Molokini, no Havaí

O Molokini está localizado próximo à costa da Ilha de Maui e tem cerca de 800 m de largura e 50 m de altura, acima do nível do mar. Sua formação é derivada de uma cratera vulcânica causada por uma erupção de um vulcão subaquático. Uma lenda havaiana conta a história de uma deusa do fogo chamada Pelé e uma bela lagartixa gigante que se apaixonaram por um príncipe. Com ciúme e raiva, Pelé cortou a lagartixa ao meio e a transformou em pedra. Enquanto sua cabeça caiu ao lado da praia de Makena, sua cauda é o que hoje conhecem como Molokini, de acordo com o IG.

4. One Tree Hill, na Nova Zelândia

Localizado em Auckland, ou Maungakiekie, o pico do vulcão é marcado por um obelisco construído em homenagem ao povo Maori, junto ao túmulo de Sir John Logan Campbell, conhecido como fundador da cidade.

5. Furna do Enxofre, em Portugal

O Furna do Enxofre fica ao Sudeste da Caldeira da Ilha Graciosa. Por lá, é possível caminhar aos arredores e até no interior das ruínas do vulcão. Após descer as escadas vulcânicas, há um enorme lado protegido por um telhado em forma de cúpula. Existem duas aberturas na caverna que permitem a entrada de luz solar, o que dá um brilho único nas formações rochosas em determinados momentos do dia.

6. Monte Kilimanjaro, na Tanzânia

Localizado a cerca de 5.895 m acima do nível do mar, o vulcão atrai muitos adeptos de montanhismo devido à grande escalada. Os que preferem uma caminhada mais tranquila o Parque Nacional do Monte Kilimanjaro está localizado na base, onde é possível apreciar a vida selvagem.

7. Monte Vesúvio, na Itália

Por fim, temos o Monte Vesúvio, que fica na cidade de Nápoles e com mais de mil metros de altura, a erupção mais recente dele foi em 1944, matando 26 pessoas e retirando mais de 12 mil de suas casas. Ao contrário dos demais, ele continua ativo até hoje e está apenas adormecido.

 

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km

Tópicos

atmosfera catástrofe Ceniza Chimaltenango como forma um vulcao cone vulcânico Cumbre Vieja drone drone bate em vulcão erupção Escuintla França Furna do Enxofre Guatemala Havai ilha La Palma Ilhas Canárias imagens drone vulcão Indonésia Insivumeh Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias Islândia Itália La Palma Molokini Monte Kilimanjaro Monte Pelée Monte Vesúvio Nova Zelândia o que é um vulcao O que forma um vulcão? O que pode levar um vulcão entra em erupção? O que significa erupção vulcânica? Onde tem vulcões? Onde visitar vulcões? One Tree Hill periodo glacial Pevolca Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico poeira Portugal Quais os principais vulcão? Quais são os maiores vulcões do mundo? Quais são os três tipos de vulcões que existem? Quais são os vulcões mais importantes do mundo? Qual é o continente do vulcão Bromo? Qual é o vulcão mais ativo do mundo? Qual o vulcão mais bonito do mundo? Quando o vulcão entra em erupção? Quantos metros um tsunami pode atingir? Quantos vulcões estão ativos no mundo? Quantos vulcões tem no mundo? Que nome se dá ao vulcão com pouca probabilidade de entrar em opção? Rio Grande do Sul Sacapéquez supervulcao Tanzânia Tem vulcão na Espanha? Tem vulcão no Brasil? Thríhnúkagígur Trinidad turismo Turismo de aventura turismo vulcões Vulcão Vulcão Cumbre Vieja vulcão de Fogo vulcão em atividade vulcão em erupção vulcão islandia Vulcão mais ativo da América Central Vulcão nas Ilhas Canárias vulcao nordeste vulcao norte vulcões vulcões para conhecer