A 5àsec está na expectativa de fechar contrato nos próximos dias para alcançar a marca de 500 lojas no Brasil. Curiosamente, apenas uma é da própria rede, localizada na sede administrativa da empresa, em Barueri (SP). “É um número histórico”, afirmou Fábio Roth , CEO da 5àsec no Brasil, onde a marca de origem francesa (criada em 1968) chegou em 1994. É a maior rede de lavanderias do País e do mundo. No globo, possui 1.730 lojas. Portanto, 29% delas em território brasileiro. Com essa preponderância, é daqui que surgem muitos projetos que são exportados para outros países. Três deles, lançados recentemente, ganharão escala neste ano junto aos franqueados brasileiros e têm grandes chances de ser implementado mundo afora.

Os planos por assinatura, disponíveis desde o fim de 2021 já representam 10% do faturamento das lojas mesmo sem lançamento oficial em campanhas de marketing. Os lockers são outra aposta da marca. Instalados em centros comerciais e condomínios residenciais, proporcionam comodidade aos clientes, que não precisam mais ir até uma unidade ou pagar o delivery para lavar suas roupas.

Todo o controle de entrega e retirada é feita e acompanhada por aplicativo, que gera senhas para travar e destravar os armários inteligentes. “Atingimos dezenas de clientes em um único lugar”, disse Roth. Além desses dois produtos, foi lançada também uma nova marca da rede. A LavPop by 5àsec acaba de entrar no cardápio de franquias da empresa.

Essa linha visa democratizar mais o serviço de lavanderia e atingir jovens e profissionais em início de carreira, com preços mais acessíveis. São ações estratégicas que dão fôlego à 5àsec, após um 2020 ruim, com queda de 35% na receita, e uma retomada importante em 2021, com crescimento dos mesmos 35%. Com essas novidades e mais de 500 unidades em 2022, a 5àsec quer lavar a alma.

(Nota publicada na edição 1257 da Revista Dinheiro)