Giro

5 road movies para maratonar no fim de semana e esquecer o confinamento

Crédito: Reprodução/YouTube

Road movies são filmes que vão se desenrolando na estrada; Green Book ganhou o Oscar de melhor filme em 2019 (Crédito: Reprodução/YouTube)

Em muitas cidades do Brasil as regras sanitárias foram aliviadas nas últimas semanas, mas em capitais como o Rio de Janeiro, que passa por um aumento de casos de Covid-19 impulsionado pela variante Delta, algumas medidas restritivas ainda estão em vigor.



Pensando nisso – e também naqueles que estão em isolamento voluntário (ou não) – separamos uma lista de cinco filmes que se encaixam em critérios de “road movie”, ou seja, histórias que vão se desenrolando na estrada ou usam a estrada como ponto principal da narrativa e vão te ajudar a esquecer um pouco da pandemia.

+ Fim de semana de fim de mês: 5 drinques baratos para relaxar

Esses filmes estão disponíveis nas principais plataformas de streaming e você não vai precisar correr para outros sites e buscar por arquivos de download suspeitos. Nomadland, que rendeu Oscar de melhor filme e melhor atriz para Frances McDormand no início do ano, estaria nesta lista se integrasse algum catálogo de streaming brasileiro, mas está nos cinemas.

Algumas das plataformas a seguir também podem ser acessadas com gratuidade de 30 dias. Então, já prepare a pipoca, o guaraná ou o vinho, e o chocolate para se divertir no final de semana.



1 – Green Book – O Guia (2018)

Dr. Don Shirley é um pianista afro-americano de renome mundial, prestes a embarcar em uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, em 1962. Como precisa de um motorista e guarda-costas, Shirley recruta Tony Lip, um ítalo-americano fanfarrão do Bronx. Apesar de suas diferenças, os dois homens desenvolvem uma ligação inesperada ao enfrentar o racismo e os perigos de uma era de segregação racial.

O filme ganhou três estatuetas do Oscar de 2019: uma por Melhor Filme; Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro. Você pode encontrá-lo no Amazon Prime.

2 – Toy Story 4 (2019)

Se você acha que a franquia Toy Story é somente um filme para crianças, é provável que você esteja, há 25 anos, perdendo a oportunidade de se divertir com uma das franquias mais bem sucedidas da história do cinema. Antes de ser um filme infantil, Toy Story é uma história sobre amizade, lealdade e diversão, que vai cativar espectadores de todas as idades e gostos.

No quarto título do filme da Pixar, Woody, Buzz Lightyear e o resto da turma embarcam em uma viagem com Bonnie e um novo brinquedo chamado Garfinho. A aventura logo se transforma em uma reunião inesperada quando um ligeiro desvio que Woody faz o leva ao seu amigo há muito perdido, Bo Peep.

Vencedor do Oscar de melhor animação em 2020, o filme pode ser assistido no Disney+.

3 – Logan (2017)

Epílogo de Hugh Jackman como Wolwerine nos filmes de super-heróis dos X-Men, Logan é um road movie muito inspirado na dureza dos filmes de faroeste, tanto pela ambientação, que acontece em boa parte no deserto dos Estados Unidos, quanto na dureza do personagem principal.

Em um futuro próximo, Logan (Hugh Jackman) luta para sobreviver e cuidar de Xavier (Patrick Stewart), que está com uma doença neurodegenerativa. Com os mutantes em extinção, uma organização faz experimentos em crianças. Laura é uma delas e cruza o caminho de Logan, que acaba fazendo de tudo para protegê-la.

O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e está disponível no Telecine.

4 – Pequena Miss Sunshine (2006)

Apesar de já marcar 15 anos desde sua estreia, Pequena Miss Sunshine é sucesso absoluto entre os fãs de cinema. Lidando com temáticas que estão na ordem do dia, como depressão, falta de dinheiro, conflitos familiares, drogas e sexualização de crianças, a trama é uma aula de como perseguir seus sonhos sem precisar seguir padrões estabelecidos.

O sonho da pequena Olive é participar do concurso da Pequena Miss Sunshine. Ela embarca em uma divertida e comovente viagem com o pai, o tio, o avô, o irmão e a mãe. A família tem que correr contra o tempo para que Olive chegue no horário e possa fazer a polêmica apresentação criada pelo seu avô.

O filme está disponível no serviço de streaming do Telecine.

5 – Bye Bye Brasil (1979)

Dirigido por Cacá Diegues e retratando um Brasil do final dos anos 1970, Bye Bye Brasil é um clássico que fala sobre transformação cultural, urbana, exploração sexual, genocídio e progresso.

Na história, Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira, que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço e sua esposa, Dasdô, em uma jornada da Amazônia até Brasília.

Lançado há pouco mais de 40 anos, o filme pode ser assistido no Globoplay.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?