Giro

5 formas de reduzir o desperdício alimentar em casa

Crédito: Reprodução/Pixabay

O primeiro passo é reconhecer que chegou a hora de criar um sistema alimentar sustentável, que tire o melhor partido dos alimentos que cultivamos. (Crédito: Reprodução/Pixabay)



A comida é fundamental para a vida, uma vez que está no centro da nossa saúde, utilização de recursos e até mesmo do nosso sentido de comunidade.⁠ Assim sendo, é errado desperdiçá-la.

+ Enxaqueca: quais alimentos e bebidas pioram as crises

Então, como é que podemos mudar de hábitos?

O primeiro passo é reconhecer que chegou a hora de criar um sistema alimentar sustentável, inclusivo e resiliente que tire o melhor partido dos alimentos que cultivamos. Aqui ficam 5 formas de contribuir a partir da sua cozinha:




Planejar com antecedência
Não compre mantimentos sem planejar com alguns dias de antecedência. Assim, só irá comprar aquilo que for realmente necessário. Caso tenha almoços ou jantares fora na agenda, leve isso em conta, para não fazer compras a contar com refeições caseiras nesses dias.

Armazenar os alimentos adequadamente
Diferentes alimentos devem ser armazenados de formas diferentes – e garantimos-lhe que duram mais tempo quando são acondicionados corretamente.

Utilizar o congelador
Pense neste eletrodoméstico como um botão mágico de ‘pausa’ para manter os alimentos frescos durante mais tempo. É possível congelar praticamente tudo, seja comida cozinhada ou crua. Basta pesquisar online qual para encontrar o melhor método, consoante o alimento.


Aprender a ler rótulos
Regra geral, os prazos de validade fazem referência à qualidade e não à segurança. Os grandes grupos alimentares adotar o “consumir até” para indicar quando um produto deve ser descartado por razões de segurança alimentar, portanto use o senso comum: se um produto tiver bom aspeto, cheirar e souber bem, provavelmente, não haverá problema em consumi-lo.

Acabar (literalmente) com as sobras
Enquanto planeia com antecedência o que vai comer durante a semana, separe um dia para acabar com todas as sobras e comida em excesso que tiver no frigorífico. Separadamente, podem não ser o suficiente para uma refeição completa, mas, juntas, são bem capazes de formar boas porções.