Giro

5 dicas inspiradas em Marta para ter uma carreira longeva e vencedora

Crédito: Sam Robles/CBF

Destruidora de recordes e ícone do esporte mundial, Marta é exemplo para profissionais que almejam uma carreira vitoriosa (Crédito: Sam Robles/CBF)

Nesta quarta-feira (21), a jogadora Marta fez dois gols contra a China na estreia da seleção brasileira de futebol feminino nas Olimpíadas de Tóquio. Seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, hoje ela adicionou mais um recorde histórico ao seu currículo, se tornando, aos 35 anos, a primeira atleta a fazer gol em cinco edições seguidas de Olimpíadas.



Marta ganhou de tudo na vida esportiva, venceu a pobreza em Alagoas, quebrou diversos recordes esportivos, derrubou mitos em torno do preconceito com as mulheres no futebol, é uma liderança dentro e fora do esporte e é uma referência no futebol feminino. Com uma carreira deste porte, ela tem muito a ensinar aos brasileiros que querem empreender, manter uma vida profissional ativa e produtiva ou que seja bem-sucedida e traga satisfação pessoal.

+ “No Limite”: 8 virtudes da campeã Paula Amorim para inspirar sua carreira

Pensando nisso, perguntamos a especialistas em carreira e gestão de negócios, quais são as principais dicas que eles podem passar para você sobre como manter uma vida profissional longeva. Comentam Bruno Andrade, especialista em liderança e professor da Saint Paul Escola de Negócios, e Vanessa Cepellos, especialista em Gestão de Pessoas da FGV EAESP.

1 – Vá além do plano A e cultive um plano B, C, D, E….

A primeira dica para quem almeja uma vida profissional produtiva e duradoura é adotar planos que estejam atrelados ao foco principal da sua carreira e que te possibilitem a tomada de outros rumos no futuro.



“Busque mais de uma carreira para sua vida. Busque um plano B, um plano C, até um plano D. Quanto mais opções você tiver de carreira, mais longe você poder seguir na sua vida profissional e continuar contribuindo para a sociedade, outras empresas e outras pessoas. Se aquela sua carreira original já for uma carreira que você está cansado, que já não quer mais praticar ou se você se aposentou, outras possibilidades vão existir. Isso porque ao longo do seu desempenho atual você já está construindo esses plano B ou C”, indicou o especialista da Bruno Andrade, da Saint Paul.

Para a professora da FGV, a ideia de buscar áreas que se complementem e desenvolver diversas habilidades é um dos caminhos para tornar a sua carreira duradoura.

“Não faça somente o melhor naquilo que você já faz, mas busque aprendizados em áreas correlatas àquela que você atua. Novos conhecimentos podem abrir portas antes desconhecidas e proporcionar oportunidades para estender a vida profissional”, apontou.

2 – Estruture sua vida financeira

Quanto mais segura a sua vida financeira estiver, menos você terá a preocupação de trabalhar apenas para pagar contas e dívidas. Neste ponto, a ideia é que você consiga investir na sua carreira com novos conhecimentos.

“Pode parecer contraditório se preparar financeiramente para se aposentar logo e parar de trabalhar, mas a ideia é que seja o oposto. Se você tem uma estrutura financeira bem estabelecida enquanto é jovem, você criará possibilidades de investir em outras carreiras que não necessariamente vão trazer o mesmo retorno financeiro que a sua carreira original, mas vão te dar mais prazer porque você estará com o tema financeiro resolvido, ou bem endereçado”, disse Andrade.

3 – Desenvolva hobbies e atividades que tragam propósito

Desligar-se das atividades profissionais e reservar tempo para desenvolver outros aspectos da sua vida pessoal, pode te ajudar nessa jornada intensa de manter uma carreira com profundidade.

“Busque autoconhecimento para aperfeiçoar as habilidades sociais e competências emocionais que serão importantes para lidar com diferentes pessoas e novos desafios”, pontuou Vanessa.

Neste sentido, apostar em causas sociais, de preocupação com o próximo, podem manter aquele “brilho no olhar” aceso por mais tempo.

“Concilie uma atividade ou um trabalho que tenha um propósito, um impacto na sociedade, nas pessoas e no seu entorno que isso também vai contribuir para que você tenha uma carreira com mais longevidade”, disse Bruno.

4 – Faça do networking uma ferramenta de trabalho

Em um mundo cada vez mais integrado e dinâmico, manter boas relações profissionais é importante para quem deseja novas experiências e desafios no mercado de trabalho. Por isso, mantenha a sua agenda de contatos sempre a par do que você está fazendo no momento. Lembre-se da máxima do “quem não é visto, não é lembrado”.

“Não esgote seu networking. Conheça novos profissionais e mantenha uma boa relação profissional com eles. Tenha clareza sobre o que você pode proporcionar a esses contatos e como podem atuar juntos”, indicou a especialista da FGV.

Planejamento e networking podem reerguer uma carreira.

“Precisamos nos preparar e planejar antes que o momento chegue. Por isso o nome é planejamento. Então, estude, já comece a fazer voluntariamente determinados trabalhos que no futuro possam vir a ser remunerados. Conhecer pessoas e ampliar sua rede de contatos em possíveis áreas de interesse que no futuro você queira trabalhar, também podem ser uma fonte de desenvolvimento de novas habilidades ou frentes para ampliar o tempo de atuação no mercado”, arrematou o professor da Saint Paul.

5 – Cuide do seu corpo

Como Marta, que chegou aos 35 anos jogando em alto nível, você pode pensar no seu corpo como uma forma de alcançar seus objetivos. E aqui a dica é bem simples: viver para trabalhar não é um bom negócio.

“Não adianta estar bem financeiramente, ter mais de uma opção de carreira, ser útil, ter um propósito que todos buscam, mas não ter estrutura física ou emocional para entregar tudo que estão buscando”, avalia Bruno Andrade.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?