Um dos grandes nomes da história dos Estados Unidos, Abraham Lincoln é um exemplo atualíssimo de liderança e engajamento. O 16° presidente americano, responsável direto pela unificação do país no século XIX, exibia diversas características daquilo que hoje, 165 anos depois de sua morte, consideramos traços do líder moderno: alguém que influencia e inspira a equipe, assume responsabilidades pelo resultado e reconhece o mérito. 

Por conta disso, vou listar aqui cinco exemplos de liderança de Abraham Lincoln para inspirar você em 2015. E sempre! Utilizo como referência para este post um artigo da revista Time, posteriormente adaptado para o Jornal do Empreendedor por Enrico Cardoso.

1. Saia do escritório e circule
Lincoln costumava passar muito tempo fora da Casa Branca. Conta-se que, em 1861, ele tenha conhecido pessoalmente – se não todos – a maioria dos soldados da União que se alistaram para a Guerra Civil. O presidente americano queria inspecionar pessoalmente cada regimento de voluntários que passava por Washington a caminho do front. Lincoln sabia que  as pessoas eram sua melhor fonte de informação e ser acessível transmitia confiança. Isso é similar ao que hoje os estudiosos da administração chamam de “management by walking around”.

2. Em vez de coagir, convença
Ser presidente dos Estados Unidos, assim como principal executivo de uma empresa, significa ter o poder, dar ordens. Apesar disso, ele não reprimia as pessoas. Tentava convencê-las do porquê de determinada ação ou medida. Procurava fazer isso tornando-se próximo e explicando seus métodos. Seu objetivo era atrair os liderados para a sua causa.

3. Lidere sendo liderado
Lincoln dava crédito aos demais e assumia a responsabilidade quando algo dava errado. Assim, fazia com que a equipe também se sentisse responsável por suas atitudes. Os líderes estimados são aqueles que tendem a ser democráticos, permitindo uma maior participação das pessoas nas decisões.

4. Incentive a inovação
A criatividade é impulsionada quando se dá liberdade de ação e se reconhece o valor de uma tentativa de implementar uma ideia, em vez de puni-la caso dê errado. Lincoln sabia que era sua responsabilidade criar uma atmosfera empreendedora em torno de si e do país, o que resultava em mais inovação.

5. Conte histórias e influencie
Grande contador de histórias, Abraham Lincoln sabia do poder que os “causos”, como dizemos aqui no Brasil, tinham de influenciar e transmitir mensagens. “Eles dizem que conto muitas histórias. Acho que faço isso”, disse certa vez. “Aprendi que as pessoas simples são mais facilmente influenciadas por meio de uma ilustração ampla e bem-humorada do que de qualquer outra forma”.

É isso. Espero que essas dicas inspiradas no grande líder americano sirvam para arejar um pouco mais suas ideias neste início de ano. Afinal, a jornada está apenas recomeçando.

Feliz 2015!