A quarta dose da vacina contra a Covid-19 já está sendo aplicada no Brasil para pessoas acima de 40 anos. Os efeitos colaterais dos imunizantes ainda causam dúvidas na população, mas as chances de ocorrer uma reação são as mesmas das outras doses.

Atualmente, temos no Brasil quatro vacinas em uso: Janssen, Pfizer, Astrazeneca e CoronaVac. Os efeitos mais comuns para esses imunizantes são: dor no local da aplicação, mal-estar, dor no corpo, sensação febril e quadro gripal. Os sintomas costumam durar 24 horas, chegando ao máximo de dois dias.

+ Covid: pessoas a partir dos 40 anos já podem tomar 4ª dose no Rio

Especialistas disseram à Folha de S. Paulo que a quarta dose, também chamada de segundo reforço, deve agir da mesma maneira no organismo. As reações são sinais de que o sistema imunológico está reagindo à vacina.

Com a quarta dose, as chances de efeitos adversos são até menores, a cada dose a chance de ocorrerem reações diminui. A primeira normalmente é a mais reatogênica. Os efeitos sentidos em doses adicionais normalmente acontecem quando a vacina utilizada é diferente das outras já aplicadas na pessoa.