Em meio a tantas atividades do dia a dia, é difícil cuidar ativamente do dinheiro.

Além do mais, ter o conhecimento necessário sobre investimentos e finanças requer tempo e dedicação.

Hoje, graças a todos os recursos e tecnologia do mercado financeiro, existe uma forma de ter acesso aos melhores gestores do mercado e deixar o seu dinheiro sendo multiplicado por quem sabe exatamente como fazer isso.

Trata-se de investir via fundos de investimentos multimercados.

Conversamos sobre o tema com Pedro Albuquerque, CEO do TC (TRAD3) e antigo gestor do restrito fundo Cosmos, que já alcançou 425% de rentabilidade.

Pedro é hoje um dos maiores investidores do país, atuando no mercado financeiro há quase 20 anos e já considerado pela Forbes um dos mais jovens brasileiros a terem um patrimônio bilionário self-made.

Ele nos contou 4 motivos pelos quais, na sua visão, os fundos multimercados são uma das melhores formas de investir. Confira!

  1. PRATICIDADE

Com seu antigo fundo Cosmos, Pedro adquiriu uma vasta experiência em fundos multimercados. Segundo Albuquerque, investir nesse tipo de fundo é equivalente à lógica comparativa entre o piloto e o passageiro.

“Todos querem pilotar sua própria carteira. Mas, nem todo mundo tem o tempo disponível para fazer a boa gestão de todos os ativos, e ainda monitorar o mercado com novas oportunidades. Por isso, com um fundo, um piloto/gestor  profissional vai gerenciar os ativos que você investe, maximizando os ganhos e minimizando os riscos para que você não precise se preocupar com as volatilidades.”

Com a praticidade de investir em um fundo, você pode delegar a uma equipe qualificada a compra e venda de ativos e não se preocupar com volatilidades e cenários imprevistos.

  1. DEMOCRATIZAÇÃO

Uma possibilidade interessante também dada pelos fundos multimercados é a possibilidade de investir em ativos até então disponíveis apenas para os investidores certificados ou com patrimônio acima de 1 milhão de reais.

Os fundos multimercados dão acesso a oportunidades restritas até então a investidores qualificados e o melhor: sem precisar de valor mínimo de patrimônio ou certificações.

Além disso, com uma parcela pequena do seu patrimônio você já consegue aportar em ativos dessa natureza.

  1. GESTÃO ESPECIALIZADA

Em um fundo de investimentos multimercado, o gestor vai saber equilibrar os riscos do mercado com boas possibilidades de retornos.

 

“Além dos meus investimentos quando era gestor do Cosmos, eu contava com um time de outros investidores profissionais que monitoravam o mercado e as informações do dia a dia comigo. Os 425% de rentabilidade que alcançamos foram fruto dessa gestão profissional do dinheiro investido”, diz Pedro. “Assim, sabíamos o melhor momento de entrar e sair de uma operação por meio de um monitoramento constante do mercado”, completa.

 

  1. DIVERSIFICAÇÃO

“Investindo em um fundo multimercado, você tem acesso a uma carteira diversificada de ativos de uma vez só. Eu, por exemplo, tenho uma carteira balanceada com vários setores, como energia, varejo, setor financeiro, exportadores, papel e celulose, empresas de fora para se proteger contra a flutuação cambial e aumentar minha possibilidade de ganhos. Gosto de ter, no máximo, 10 empresas na minha carteira. Assim, aumento muito o potencial de retorno quando acerto os racionais e consigo acompanhar com afinco os balanços e notícias sobre as empresas que estou investindo. Acompanho mais ou menos 20 empresas da bolsa com detalhes”

Com um fundo multimercado, é possível mesclar diversas classes de ativos (renda variável, renda fixa etc.) em um único aporte e surfar as possíveis altas de todos os lados.

 

Foi assim que Pedro conseguiu conquistar 425% de rentabilidade em seu antigo fundo (Cosmos).

 

Pensando nisso, ele compartilhou uma vontade em primeira mão que é de criar um novo fundo (aberto dessa vez) para que todos os investidores pessoa física possam ter acesso às suas estratégias de investimentos.

 

“O Cosmos era um fundo fechado e restrito. Ou seja, não estava disponível para pessoas físicas investirem com a gente. Mas, muitas pessoas (familiares e amigos) sempre pediram para investir comigo ao longo do tempo, e sempre quis que as estratégias que adotamos no Cosmos pudessem ser difundidas para mais pessoas por meio de um novo fundo. Meu propósito é tornar ainda mais democrático o acesso à metodologia de investimentos desenvolvida por mim ao longo desses quase 20 anos de experiência e que já se provou ser uma tese consistente.”

 

Se você estiver interessado em ter acesso a essas estratégias, clique aqui e descubra como.

“Disclaimer: Este documento foi produzido pelo TC com fins meramente informativos não se caracterizando como oferta, recomendação ou solicitação de investimento ou desinvestimento de ativos; Apesar do cuidado utilizado tanto na obtenção quanto no manuseio das informações apresentadas, o TC não se responsabiliza pela publicação acidental de informações incorretas, nem tampouco por decisões de investimento tomadas com base nas informações contidas neste documento, as quais podem inclusive ser modificada sem comunicação; Rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). *Período de rentabilidade referente ao fundo Cosmos: entre Mar/2019 a Jul/2021.