Giro

4 dicas essenciais para driblar a covid no feriadão

Crédito: Divulgação/Artesp

Em mais de 390 painéis espalhados pelas estradas de SP, os motoristas serão lembrados de cuidados básicos na viagem do feriado de Corpus Christi (Crédito: Divulgação/Artesp)

Com o feriadão de Corpus Christi se iniciando nesta quinta-feira (3), os brasileiros terão quatro dias para dar uma pausa na rotina e descansar o corpo e a mente. Com esse espaço de lazer que se abre, é comum que as pessoas desejem viajar para algum lugar e aproveitar a folga, mas é preciso tomar alguns cuidados.



Veja a seguir algumas dicas para aproveitar o feriado sem se expor a riscos e evitar uma infecção:

+ Corpus Christi: veja o que abre e o que fecha nesta quinta-feira (3) em SP
+ Ocupação hoteleira do Rio para o feriado deve ficar em 42%

1 – Segurança básica

A lição de casa número 1 de qualquer pessoa neste momento é seguir os protocolos básicos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o início da pandemia: usar máscara em lugares públicos, evitar aglomerações; manter pelo menos 2 metros de distância das pessoas e sempre higienizar as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Muitos infectologistas aconselham as pessoas a não viajarem, mas, se você optar por sair de casa, faça com segurança.



Está em dúvida sobre qual tipo de máscara é mais aconselhável usar? Opte por modelos de tecido com três camadas ou a N95.

2 – Viajando de carro, ônibus ou avião

O aconselhável é viajar no próprio carro para evitar exposição ao vírus. Se você sair de casa acompanhado de pessoas que não fazem parte do seu convívio em casa, o ideal é que todos estejam testados e possam viajar em segurança. Ainda assim, o uso da máscara é vital para se proteger nas horas de deslocamento.

Em São Paulo, o governo está pedindo para as pessoas não viajarem. Em nota, o secretário de Logística e Transportes de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, responsável pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pela Agência de Transporte de SP (ARTESP), reforçou o pedido.

“O momento ainda requer atenção de todos nós. Não é hora de fazer turismo nem promover aglomeração. O isolamento social é fundamental para podermos diminuir o aumento do contágio”, comentou.

Pelas estradas paulistas, mais de 390 painéis estarão com mensagens lembrando as pessoas a se prevenirem do coronavírus, evitar aglomerações, usarem máscara e se protegerem.

Se você for viajar de ônibus ou avião, atente-se ao protocolo de segurança adotado pelas empresas e companhias aéreas. Nos aviões esses protocolos são mais rígidos, mas nos ônibus é necessário higienizar o lugar que vai se sentar com álcool em gel e em ambos os espaços evite o uso do serviço de bordo, como alimentação ou ingestão de líquidos.

3 – Hospedagem

O padrão dos infectologistas do mundo inteiro é indicar que a pessoa não deve viajar neste momento, mas se ela decide sair de casa e se hospedar em algum lugar, novamente os padrões de segurança do local devem ser cumpridos, principalmente com a limpeza dos locais.

Por isso, o ideal é que você leve o seu próprio jogo de cama, mesa e banho previamente higienizado para onde for. Caso não seja possível, peça ao hotel ou pousada a completa higienização do seu quarto antes da hospedagem – medida que provavelmente será tomada sem o seu pedido, mas que é sempre bom reforçar.

4 – Feriado em casa, mas pretende sair

A dica para quem preferiu não viajar, mas planeja momentos de lazer em algum lugar, é priorizar espaços abertos ou locais mais íntimos do seu convívio diário. Escolha atividades ao ar livre, como parques, faça caminhadas, ande de bicicleta e nunca se esqueça da máscara e do álcool em gel, evitando sempre o contato direto com olhos, nariz e boca.

Apesar dos protocolos adotados pelos restaurantes, o momento ainda exige cuidados mínimos para evitar uma infecção pela covid-19. Então, se puder cozinhar em casa e aproveitar momentos no próprio lar, faça.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?