As inscrições para bolsas de estudo na Holanda, Canadá e Estados Unidos estão abertas em novembro. Os candidatos precisam ter concluído ou estar cursando formação superior.  

Os selecionados já começam a estudar fora do Brasil a partir do fim de 2021 ou início de 2022, dependendo da bolsa escolhida. Essas oportunidades são destinadas a falantes de língua portuguesa, como Brasil, Angola, Portugal e Moçambique.

Os candidatos podem escolher a bolsas para cursos de graduação, mestrado e doutorado. 

+Fundação Obama oferece bolsas de estudos nos EUA; veja como participar

Bolsas de estudo no Canadá

A Universidade de Toronto está buscando 37 estudantes estrangeiros para participar do programa Lester B. Pearson, que oferece bolsas para graduação. 

O programa inclui os custos da mensalidade, auxílio para livros, residência por quatro anos e suporte para emergências. 

Os interessados precisam passar por uma avaliação da universidade. As inscrições devem ser feitas pelo link até o dia 30 de novembro.

Universidade de Saskatchewan

A University of Saskatchewan, também no Canadá, está buscando estudantes para oportunidades de graduação, mestrado e PHD. As bolsas são integrais e parciais para estudantes estrangeiros. 

Para participar é preciso ser aprovado pela avaliação dos programas de  Saskatchewan. Os selecionados começam o curso no início de 2022.

Os interessados precisam se inscrever até dia 1 de dezembro pelo link.

Bolsas de estudo na Holanda

O Ministério Holandês da Educação, Ciência e Cultura, está oferecendo vagas para estudantes estrangeiros para os cursos de graduação e pós-graduação. 

No dia 18 de novembro acontece uma feira online com todos os representantes das universidades holandesas participantes, são dezenas de vagas nas principais instituições do país. 

As bolsas contam com um auxílio de 5 mil euros para o primeiro ano de estudo e características diferentes em cada instituição. 

Os interessados têm até 1 de fevereiro de 2022 pelo link

Bolsas nos Estados Unidos

A Universidade de Boston está com processo seletivo aberto para 20 bolsas integrais para cursos de graduação. Histórico escolar e mérito acadêmico são critérios observados pelos avaliadores. 

O programa de avaliação da universidade pede os seguintes documentos:   

  • Certificado de conclusão de ensino médio;
  • Passaporte;
  • Teste de Inglês (TOEFL ou IELTS);
  • Testes padrão, como o SAT (é opcional, mas pode contar como diferencial para a vaga). 

Os interessados precisam se inscrever até 1 de dezembro pelo link.