Quais são os planos da empresa no Brasil?
Nos próximos anos, a Celo quer trazer ainda mais pessoas para o ecossistema. São diversos projetos ainda em desenvolvimento para serem aplicados no Brasil nos próximos anos e o País já se mostrou uma potência cripto e blockchain. A Celo quer servir como facilitador de inclusão para as pessoas, empresas e governo no Brasil.

Qual o potencial de geração de negócios do ecossistema no mercado brasileiro?
O mercado brasileiro de ativos digitais e a adoção de novas tecnologias tem aumentado muito rapidamente e com isso o País está se tornando líder na adoção de tecnologias blockchain. Além disso, o Brasil tem uma alta porcentagem de usuários de celulares e, ao mesmo tempo, uma parte significativa dos adultos não têm acesso a uma conta bancária. A Celo é um ecossistema que prioriza a adoção de celulares.

Qual o potencial das criptomoedas no País?
Vimos que o número de desbancarizados no Brasil caiu 73% durante a pandemia, de acordo com levantamento feito pela Americas Market Intelligence em parceria com a Mastercard. Principalmente pela política do Auxílio Emergencial — benefício do governo para complementar a renda dessas famílias. E em paralelo a isso, uma pesquisa da Visa disse que 29% dos brasileiros já enxergam as criptomoedas com mais confiança e pretendem entrar nesse mercado. Tendo em vista que a economia brasileira tem se movimentado sutilmente em direção à tecnologia, talvez a inserção das criptomoedas no Brasil esteja mais próxima do que imaginamos.

(Nota publicada na edição 1257 da Revista Dinheiro)