De olho nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Segundo o órgão, as florestas servem de abrigo para 300 milhões de pessoas e garantem a sobrevivência de 1,6 bilhão de pessoas. A ideia da iniciativa é conscientizar a população de que a preservação é fundamental para o planeta. Acompanhe a seguir outros dados:

 

– US$ 320 bilhões é o potencial econômico das florestas. Isso, sem que sejam desmatadas

 

– 13 milhões de hectares são perdidos anualmente. É o equivalente ao tamanho da Inglaterra

 

– 20% das emissões mundiais de CO2 são ocasionadas pelos desmatamentos ao redor do globo

 

27.jpg

 

 

Energia


Lixo em alta voltagem

 

Durante 30 anos, cerca de 20 milhões de detritos foram despejados em um aterro em Belo Horizonte (MG). Agora, todo esse lixo vai ser transformado em eletricidade para ser vendida para pequenas indústrias e para o comércio, a partir de janeiro, pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A usina termelétrica instalada no local produz 4,2 megawatts por hora de energia limpa – o suficiente para abastecer uma cidade com 30 mil habitantes. Estima-se que a vida útil dessa usina será de 12 anos e ela deverá evitar que 4 milhões de toneladas de CO2 sejam lançadas no meio ambiente.

 

26.jpg

 

 

Reciclagem


Tênis de papel

 

Esta página que você lê pode, no futuro, se tornar um tênis. Isso mesmo, um tênis de papel! A empresa americana Nike criou a Women’s Premium Print Pack, uma edição limitada cujos modelos são feitos basicamente de revistas velhas. As páginas foram recor-tadas em tiras e receberam tratamento especial que torna o material impermeável. Os modelos ainda recebem arremates de couro liso e camurça, garantindo durabilidade semelhante à de qualquer outro tênis. A coleção chega às lojas em janeiro, mas, por enquanto, só será comercializada na Europa e na China.

 

25.jpg

 

 

Crime


Biopirataria na mira 

 

Depois do tráfico de drogas e de armas, a atividade ilegal que mais movimenta dinheiro é a biopirataria. Estima-se que o montante seja de US$ 60 bilhões anuais em todo o mundo. Para coibir esse mercado nefasto, o governo brasileiro anunciou que vai intensificar a fiscalização em 2011. Saiba quais serão as medidas:

 

30.jpg

 

 

Transporte


Verde e veloz

 

Os principais entraves para a popularização dos motores elétricos são o preço e a potência. É que, além de caros, os veículos não são velozes. Mas, se depender do empresário americano Michael Czysz, isso vai mudar. Ele desenvolveu a ELPC, uma das motocicletas elétricas mais velozes do mundo.  O motor gera 500 volts e proporciona uma velocidade de 225 km/h. 

 

31.jpg

 

 

Empresas do Bem


Ecologia


Fernando de Noronha digital

 

Um dos mais completos arquivos iconográficos e cartográficos de Fernando de Noronha agora será disponibilizado no iPad. Trata-se do livro Fernando de Noronha 3°50’S 32º24’W, que, além de materiais históricos dos últimos séculos, conta com vídeos e fotos.Patrocinado pelo Santander, o aplicativo permitirá uma maior discussão sobre o desenvolvimento econômico e humano da região. 

 

24.jpg

 

 

Lixo eletrônico 


Fim consciente

 

O mais recente relatório do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) apontou o Brasil como o campeão na produção de lixo eletrônico com 0,5 kg per capita. De olho nisso, a rede varejista C&C Casa e Construção lançou o Mutirão do Lixo Eletrônico. O programa, com duração até janeiro, recolherá equipamentos como telefones celulares, computadores, DVDs, entre outros, na loja Nova Tietê (SP). 

 

29.jpg