O gerenciamento das finanças exige atenção nas receitas (dinheiro que entra) e despesas (dinheiro que sai). Entre os dois ainda têm outros gastos do cotidiano e as reservas para emergências. Neste 1º de abril (Dia da Mentira), a Provu, fintech especializada em crédito pessoal, e a economista e CEO da Leonora Ventures, Ana Debiazi, mostram 8 mentiras que prejudicam a sua vida financeira:

1.”Lidar com o dinheiro é difícil”

A primeira mentira a ser rebatida é a que diz que lidar com dinheiro é difícil, afinal, não precisa ser assim. A organização financeira deve ser um hábito a ser adotado. Uma dica é priorizar um tempo na sua rotina para organizar suas finanças. Atualmente, há muitos aplicativos que ajudam com essa organização.

“Outra opção é anotar em uma planilha ou caderno os gastos e planejar o dinheiro que recebe mensalmente e dividir em gastos fixos e gastos variáveis, para ter uma noção do quanto pode gastar e poupar a cada mês”, explica a Provu.

2.“Não preciso de um planejamento de investimento”

“Não conseguir guardar um pouco de dinheiro para caso realmente tiver algum problema na frente atrapalha demais a vida financeira, é necessário ter uma reserva”, afirma Debiazi.

3.“Tudo bem gastar mais, eu mereço!”

Geralmente falamos essa frase quando estamos nos sentindo cansados ou insatisfeitos com alguma situação. Mas será que gastar excessivamente vai ajudar a resolver os problemas?

“Comprar como forma de prazer imediato, ou recompensa, mesmo que em valores baixos, pode trazer surpresas no final do mês, afetando a organização financeira. Ao invés de fazer uma compra, experimente buscar atividades prazerosas que não necessitem gastar dinheiro, como ouvir sua música favorita, praticar exercícios ou relaxar em casa. Assim, você consegue economizar para algum objetivo pessoal que realmente irá te satisfazer”, alerta a Provu.

Feriados prolongados: há 10 este ano; veja os dias para se programar

4.“Não tem problema usar todo o limite do cartão de crédito”

“O limite não faz parte do saldo da nossa conta. Isso realmente atrapalha a vida financeira, contar com o limite da conta, do cheque especial ou do cartão de crédito”, disse a CEO da Leonora Ventures.

5.“Pedir empréstimo é sempre ruim”

Imprevistos acontecem e podem nos pegar desprevenidos. Fazer um empréstimo pode ser uma boa solução nesses casos. Quando bem utilizado, o crédito é uma ferramenta que pode salvar pessoas em situações particulares.

“O bom uso do crédito também pode ser utilizado para trocas de dívida, onde é feito um empréstimo com juros mais baixos para quitar outros débitos com juros mais altos, como a do rotativo do cartão de crédito”, orienta a Provu.

6.“Eu vou programar uma parcela e vou gastar porque eu quero comprar”

“Não entender que realmente o dinheiro é limitado e sair fazendo parcelas achando que no mês que vem as coisas vão melhorar e que quando eu pago parcelado o valor é pequeno e vai dar para pagar, mas de valor pequeno em valor pequeno, fica um montante bem grande”, explica Ana Debiazi.

7.“Poupar é coisa de quem ganha muito dinheiro”

É importante ter em mente que economizar é uma questão de organização. Uma dica é colocar um valor para guardar na sua lista de despesas mensais, como se fosse mais uma conta a pagar.

“Poupar dinheiro nada mais é do que um hábito que precisa ser praticado mensalmente, mesmo que em pequenas quantidades, pois a longo prazo pode se tornar um grande realizador de sonhos”, explica a Provu.

8.“Mês que vem eu começo a poupar”

Essa é uma grande mentira. Apesar de não haver dia certo para isso, o importante é poupar sempre que puder, seja na compra de um produto que você não precisa ou em uma viagem de carro usando aplicativo de carona, que pode ser economizado por uma ida de transporte público.

“Tudo vai depender da importância que damos para as coisas. Por isso, é ideal tirar um tempo para pensar qual é o nosso objetivo, o que queremos conquistar e buscar identificar as compras feitas por impulso, para assim conseguir economizar”, finaliza a Provu.