Le Monde. Foi uma bela jogada de Emmanuel Macron. Assim definiu o jornal Le Monde a chegada a Biarritz, neste domingo (25), onde acontece a cúpula do G7, do ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif. Oficialmente, o iraniano não participa de qualquer negociação. “Zarif não foi convidado para a cúpula, mas veio conhecer seu colega francês, Jean-Yves Le Drian”, disse uma fonte diplomática, observando que nenhuma reunião com autoridades americanas foi planejada.

Sob o governo dos Estados Unidos, de Donald Trump, o acordo costurado entre Ocidente e Irã sobre o programa nuclear persa foi quebrado, por parte americana, em 2018. A fonte do Le Monde teria confirmado implicitamente que os americanos estavam cientes desde o dia anterior à chegada do diplomata iraniano. Ainda não estava claro se ele ficaria na cidade litorânea basca no final do dia.

A visita surpresa ressalta ainda mais a importância que Paris atribui à questão nuclear iraniana. Emmanuel Macron, com Trump à direita e a chanceler alemã, Angela Merkel, à esquerda, presidiu domingo no Bellevue Hotel, a primeira grande reunião plenária da cúpula, dedicada a “A agenda estratégica e de segurança e a economia internacional”. As discussões da cúpula também contemplaram as relações com a Rússia e os incêndios na Amazônia, assim como o assunto iraniano esteva no centro dos debates.