O Brasil enfrenta a Croácia nesta sexta-feira (9) e, como não pode deixar de faltar, os brasileiros e brasileiras já se preparam para assistir ao jogo e torcer por mais uma vitória. A partida, que começa às 12h, deve ser transmitida pela TV Globo, pelo Sportv e canais de streaming pela Internet. 

Mas, na hora das comemorações, seja em casa ou na rua, é preciso tomar certos cuidados para não exagerar e sair no prejuízo por conta das partidas da Seleção.

7 razões por que é melhor assistir ao jogo do Brasil em casa

Veja algumas dicas para assistir aos jogos sem dor de cabeça:

  • Evite pegar Covid

Sim, a Covid-19 ainda está presente em nossas vidas, e durante os jogos, as aglomerações tendem a aumentar. “No Brasil, temos um novo momento de pico do vírus; então, ainda é altamente recomendado evitar aglomerações”, explica a Dra. Angélica Nogueira Rodrigues, médica e pesquisadora da UFMG. 

Também seguem as regras de uso de máscara em locais fechados, então a dica é: se possível, procure locais abertos e com maior ventilação para assistir a partida. A ANVISA segue recomendando também o uso de máscara de proteção. 

  • Não seja roubado! 

Na hora da animação, todo cuidado é pouco. Assim, vale evitar dar bobeira com pertences como celular e carteira. O mesmo vale na hora de pagar contas de bares e restaurantes, ou de pagar o vendedor da praia.

 “Tome cuidado com pagamentos por aproximação, pois no entusiasmo da partida é comum que possam haver enganos sobre a conta do bar, ou uso inadequado por conta de comerciantes”, explica Gilberto Braga, economista e professor do IBMEC.

Em caso de roubo ou furto, o Disque-Denúncia atende 24 horas por dia e recebe informações sobre crimes e violência por meio de ligações gratuitas para os telefones 0800-156315, disponível para moradores da Grande São Paulo; e (0xx11) 6224-3040, disponível para quem mora em qualquer localidade do Estado.

  • Planeje os gastos antes do jogo

“Para não exagerar nos gastos financeiros, vale estabelecer um planejamento do que vai gastar, principalmente se for assistir em bar ou restaurante”, defende Braga. Assim, a dica é definir um valor para gastar, assim como decidir antecipadamente onde ver a partida, para não disputar mesas e pagar mais caro. 

  • Veja o jogo em casa ou na casa de amigos

Outra sugestão do economista é evitar os pontos comerciais. “Como será um jogo na hora do almoço, não é um jogo de ‘tempo seco’, os torcedores vão beber e comer, e acabam se submetendo a locais caros”, explica.

Portanto, se possível, evite a lotação do bares e opte por ver a partida em casa ou na casa de familiares e amigos. Assim, recomenda Braga, o torcedor pode comprar bebidas e petiscos em supermercados antes e até economizar na festa.

  • Na hora de comemorar, manere na bebida alcoólica 

O brasileiro é conhecido por suas paixões, e a cerveja é uma delas. Para quem for aproveitar o combo “sexta-feira/ sol/ futebol”, vale lembrar: não exagere na bebida alcoólica. “Não há uma dosagem perfeita, pois há pessoas cujo organismo já fica comprometido com apenas um copo”, explica a médica e pesquisadora da UFMG.

A Organização Mundial de Saúde considera um consumo máximo de 21 unidades de álcool por semana para homens e de 14 unidades de álcool para mulheres. Também é possível identificar o bebedor excessivo episódico, aquele que em uma única ocasião consome mais da metade do número recomendado de unidades de álcool por semana. 

É importante lembrar que muitas pessoas podem ter problemas relacionados ao uso de álcool sem preencher critérios diagnósticos para o uso nocivo. (Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde da Atenção Primária à Saúde).

  • E se for dirigir, não beba! 

Acidentes causados por excesso de bebida alcoólica são as causas mais comuns de mortes no Brasil, além de mortes por doença, segundo a Dra. Angélica Nogueira. Portanto, evite o consumo se for dirigir algum veículo. 

  1. Se for assistir na ‘festa da firma’, estabeleça limites 

Há empresas que vão pausar o expediente e promovem uma ‘festa da firma’ fora de época para os colaboradores assistirem aos jogos do Brasil. É importante não exagerar na hora da vitória e manter a postura profissional. 

“Não existe problema nenhum em brindar com um champanhe ou um drink, mas é importante saber quando parar, já que o excesso de bebida é a causa da maioria das situações constrangedoras nas festas das empresas”, ressalta Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco, empresa de eventos corporativos.

  • Em caso de assédio, denuncie 

No ambiente de trabalho, mesmo com festas e descontração, o assédio é uma realidade. Em caso de assistir a partida ao lado de colegas funcionários, é preciso também ficar atento (a) a qualquer ação, gesto, palavra ou comportamento que cause constrangimento com conotação sexual, independente da existência de relação hierárquica entre assediador e vítima do assédio, segundo a dicas do portal da Prefeitura de São Paulo. 

O mesmo vale para situações em bares ou na rua. Em caso de flagrante ou que a situação de violência esteja ocorrendo naquele momento, telefone para o número 190. Para denunciar anonimamente a violência, telefone para 181.

  • Evite problemas no trânsito

As polícias estaduais e municipais costumam alterar rotas de trânsito em dias de jogos e festas. Portanto, para quem vai sair de casa para ver a seleção do Tite, vale procurar informações com antecedência nas redes sociais oficiais destes órgãos para saber quais vias estão interditadas. Assim, o torcedor não fica atrasado. 

  •  Cuide da saúde

Além de maneirar no álcool, vale adotar também outros cuidados: entre um gol e outro, se alimentar corretamente – nem que seja com um petisco – e beber água são dicas importantes para não cansar o corpo logo no primeiro tempo de jogo. Para quem for assistir em festas de rua, sair de casa com protetor solar na bolsa também ajuda a evitar o sol direto. 

  • Não se perca

Dificilmente o torcedor(a) vai assistir a partida sozinho. Assim, se for para rua, evite ficar longe dos amigos e conhecidos. Para ir ao banheiro ou buscar mais uma cervejinha no balcão, combine pontos de encontro ou marque um tempo para aguardar os colegas.