A Ericsson analisou as tendências de consumo para a próxima década. No seu relatório “Dez grandes tendências de consumo” são apontadas as principais mudanças nas experiências dos consumidores que deverão ocorrer até 2030. Entre os aspetos comuns da vida diária, em 2030, estará uma mistura híbrida de tecnologia com conectividade, integrada em ambientes físicos reais, que potenciam experiências de compras e consumo da maioria dos early adopters.

Esta previsão está entre os resultados da 11.ª edição do relatório “10 grandes tendências de consumo” do ConsumerLab da Ericsson, que apresenta as expectativas e as previsões para os cerca de 57 milhões de consumidores pioneiros de tecnologia que se estima existir a nível mundial.

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As conclusões resultam de um estudo abrangente onde foi pedido aos consumidores que avaliassem 15 infraestruturas de shoppings híbridos que aumentam a experiência física com recurso à tecnologia digital.

Os serviços disponibilizados no shopping do futuro “Everyspace Plaza” são:

O Anfiteatro Simultâneo, onde o espectador poderá ser também ator. Será que a experiência imersiva vai provocar emoção ou medo? Quase 8 em cada 10 consumidores imaginam salões de eventos, onde a tecnologia de telepresença permite aos artistas atuar digitalmente, como se lá estivessem em carne e osso.

O Salão de Beleza Imersivo permite fugir aos tratamentos invasivos e é uma opção de beleza apetecível para muitos. De acordo com 7 em cada 10 consumidores, esperam que os shoppings tenham salões de beleza que usam tecnologia de modelagem volumétrica para melhorar digitalmente a aparência de cada pessoa.

O Alfaiate do Futuro. Espaço de “Fast fashion” personalizado para si e para o seu avatar. Mais de 7 em 10 utilizadores de RA/RV preveem um alfaiate nos shoppings que use tecidos que instantaneamente se tornem impermeáveis ou ventilados, sempre que necessário.

A Piscina Multiverso permite a exploração de mundos impossíveis. Dois terços dos consumidores acreditam que em 2030 existirão piscinas nas quais será possível utilizar um capacete de RV com oxigénio para viver experiências no espaço sideral, em gravidade zero.

O Ginásio Híbrido é desejado por 7 em cada 10 consumidores que gostariam e dispor de ambientes de RA/RV multissensoriais e personalizados que ajudem a melhorar a saúde mental enquanto praticam desporto físico.

A Multifábrica “Imprima um Desejo” permite a reparação e a produção de produtos sob pedido. Mais de metade dos consumidores pretende comprar de forma sustentável em pontos de venda de fábricas que reciclem os seus produtos velhos.

O Restaurante no “Nó do Universo” oferece a possibilidade de partilhar refeições virtuais com amigos presentes noutros restaurantes em qualquer parte do mundo. Esse desejo de metade dos inquiridos poderá ser uma realidade nas praças de restauração dos shoppings de 2030.

A Loja Interminável. Três quartos dos consumidores desejam conectar as suas casas à loja, podendo projetar virtualmente os móveis ou eletrodomésticos na sua casa, antes de comprar.

O Centro Médico Multíplice disponibiliza postos de triagem baseados em IA onde é possível obter informações praticamente instantâneas sobre o seu estado de saúde. Este tipo de serviço é desejado por setenta e sete por cento dos consumidores que preveem centros médicos nos shoppings.

O Parque Natureza+ permite visitar um parque natural no interior do shopping. Quarenta e dois por cento dos consumidores acreditam que este tipo de experiência fará com que se sintam mais próximos da natureza, através de materiais digitais e programáveis que oferecem experiências híbridas.