A Volkswagen terá que pagar mais 154 milhões de dólares ao estado da Califórnia em um acordo ambiental, após um escândalo revelar o uso de softwares para manipular as emissões de gases poluentes de carros a diesel, anunciaram as agências reguladoras nesta quinta-feira.

O valor se soma aos 533 milhões de dólares que a empresa já pagou à Califórnia pelo caso do “dieselgate”, em que a fabricante instalou softwares para que os veículos a diesel passassem em testes de emissão de óxido de nitrogênio.

“Esse pagamento ao estado da Califórnia encerra outro capítulo do caso ‘dieselgate’ contra a Volkswagen, mas não é o fim da história”, disse Mary Nichols, diretora da California Air Resources Board (CARB).

“Ainda tem consumidores esperando para saber sobre o futuro dos carros dele. A CARB está trabalhando com o governo para determinar se esses veículos podem ser modificados”.

A penalidade adicional vai cobrir as violações à qualidade do ar e os custos do inquérito na Califórnia, segundo a CARB.

Em 2015, a Volks admitiu ter equipado 11 milhões de carros com os softwares de manipulação, inclusive 600 mil carros nos Estados Unidos.

A empresa de declarou culpada das acusações criminais e aceitou cooperar com as investigações e pagar pelo recall dos veículos afetados pela tecnologia. Ela ainda enfrenta uma série de desafios legais na Alemanha e ao redor do mundo.