O mercado brasileiro de veículos leves deu mais um sinal de recuperação em junho. A venda total de veículos novos no Brasil cresceu 13,49% em junho deste ano ante junho do ano passado, para 194,9 mil unidades, em soma que considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Os dados são da Fenabrave, associação que representa as concessionárias.

No primeiro semestre, que se encerrou com o mês de junho, as vendas de veículos cresceram 3,7%, para 1,019 milhão de unidades, em relação a igual período do ano passado. A média diária da primeira metade do ano ficou em 9,8 mil, avanço de 5,5% ante o ritmo de igual período de 2016. O resultado foi antecipado pelo Estado com dados preliminares do mercado.

Junho é o terceiro mês do ano em que as vendas sobem na comparação com igual mês do ano anterior. Na média diária, o mercado teve expansão ainda mais expressiva, de 18,9%, para 9,2 mil unidades, uma vez que junho deste ano contou com um dia útil a menos. Em relação a maio, as vendas totais caíram 0,3%, mas a média diária teve alta de 4,4%.

A média diária do mês nas vendas para o consumidor pessoa física, que foi o mais afetado pela crise, cresceu 2,5% em relação ao ritmo de junho do ano passado, para 4,8 mil unidades. Trata-se do primeiro crescimento nesse tipo de comparação desde janeiro de 2014.

O mercado de veículos já vinha dando alguns sinais de reação em 2017. No entanto, nos dois meses em que apresentou crescimento este ano – março e maio, em comparações interanuais -, os resultados foram impulsionados por vendas para clientes pessoa jurídica, como locadores de veículos, produtores rurais e frotistas em geral.

Essa é a primeira vez, portanto, que os dois tipos de venda, para pessoa física e para pessoa jurídica, registram expansão na média diária de vendas.

Porém, as vendas para clientes pessoa jurídica continuam dando uma maior contribuição para a melhora do mercado, com avanço de 17,9% na média diária de junho deste ano ante junho do ano passado.