O presidente dos Estados Unidos Donald Trump vai lançar uma nova campanha esta semana direcionada a atender pleito por US$ 1 trilhão em investimento em infraestrutura, buscando conquistar apoio de parlamentares para reconstruir os sistemas de transporte do país.

Trump vai começar por um evento da Casa Branca na segunda-feira anunciando um incentivo para privatização do controle de tráfego aéreo nos Estados Unidos, naquilo que apoiadores dizem que pode ser um catalisador para melhorar a velocidade e a eficiência de consumo de combustível na indústria da aviação.

A partir daí, o presidente fará campanha pela renovação da infraestrutura ao longo do rio Ohio, e então vai se encontrar com prefeitos e governadores na Casa Branca. O evento será seguido por um discurso no Departamento de Transportes na sexta-feira.

A Casa Branca ainda não disse como planeja pagar pela fatia do governo federal nos projetos. Autoridades afirmam que uma proposta mais detalhada será apresentada pela frente. Apesar disso, o principal assessor econômico de Trump disse que o governo espera encorajar Estados e cidades a assumirem a maior parte do esforço orçamentário.

“Queremos falar com eles e ter certeza de que estamos fazendo uma parceria com eles para ter certeza de que eles podem usar o dinheiro de seus impostos eficientemente”, declarou Gary Cohn, diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca. “Podemos ser um bom parceiro deles, ajudando-os a melhorar seus projetos de infraestrutura”, acrescentou.

Mudar a discussão para infraestrutura pode significar uma melhor chance para Trump encontrar um ponto de acordo com membros do Congresso que se opõem a pontos da agenda do presidente. Há um consenso generalizado de que as rodovias, pontes, ferrovias e instalações do sistema de água estão em mal estado. Isso significaria, no entanto, encontrar uma forma de fazer jus a pleitos de campanha que muitos consideram irreconciliáveis: investir US$ 1 trilhão em infraestrutura, mas fazê-lo com fundos levantados quase que totalmente junto ao setor privado.

Autoridades municipais e estaduais dizem reservadamente que já estão precisando de fundos e se preocupam com ter uma grande carga de custos adicionais.

Há seis meses no governo, a gestão de Trump ainda não disse como espera pagar pela fatia do governo federal do total dos investimentos. Ainda não foi elaborada uma legislação que mostre exatamente como são os planos para estimular o investimento privado. Fonte: Dow Jones Newswires.