São Paulo, 26/4 – ChemChina e Syngenta, que estão em processo de fusão, anunciaram nesta quarta-feira mudanças que vão ocorrer no conselho de administração da companhia suíça após a conclusão do negócio. Quatro dos atuais membros do conselho – Michel Demaré, Jürg Witmer, Eveline Saupper e Gunnar Brock – se tornarão membros independentes quando a ChemChina assumir o controle da companhia, o que está previsto para 18 de maio.

Durante a assembleia geral anual da Syngenta, em 26 de junho, será proposta a reeleição desses quatro membros independentes, além da eleição de quatro membros nomeados pela ChemChina – Ren Jianxin, Chen Hongbo, Olivier T. de Clermont-Tonnerre e Dieter A. Gericke.

Segundo comunicado das companhias, os membros independentes não têm ligação com a ChemChina ou suas afiliadas. Alguns assuntos, como qualquer redução que deixe o orçamento de pesquisa e desenvolvimento da Syngenta abaixo de determinado nível, ou qualquer mudança na localização da sede da companhia, precisam dos votos de pelo menos dois membros independentes.

Ao fim da assembleia geral da Syngenta, quatro dos atuais membros – Vinita Bali, Eleni Gabre-Madhin, David Lawrence e Stefan Borgas – vão deixar o conselho de administração.