Ribeirão Preto, 17 – O Grupo Prodalim, companhia israelense fornecedora de sucos, bebidas concentradas e misturas, firmou acordo para adquirir as instalações da Louis Dreyfus Company (LDC) em Winter Garden, na Flórida (EUA). O valor da operação, que ainda depende da aprovação de autoridades norte-americanas, não foi revelado. A unidade é uma das duas que a LDC possui no Estado norte-americano e que produziam suco de laranja até serem fechadas e colocadas à venda pela companhia no ano passado. O motivo é a falta de oferta da fruta na região, atingida severamente pelo greening. A produção da Flórida caiu de 210 milhões de caixas (de 40,8 quilos) de laranja para cerca de 70 milhões de caixas em uma década.

Segundo comunicado do Prodalim, a unidade possui tanques de armazenamento para 60 mil toneladas de suco e permitirá a venda e distribuição para clientes norte-americanos. “Estamos entusiasmados com a oportunidade que o mercado norte-americano nos apresenta (…) e confiantes de que a eficiência do Prodalim e a abordagem centrada no cliente, juntamente com nosso amplo portfólio, nos permitirão crescer rapidamente”, informou Tsahi Berezovsky, CEO do Grupo Prodalim. “Vemos a América do Norte como a maior parte do nosso plano de expansão nos próximos cinco anos. Será um ótimo complemento para nossas instalações de produção, pesquisa e desenvolvimento no Brasil, Holanda, Espanha e Itália.”

No Brasil, a companhia é sócia da Gota Doce, produtora de sucos de laranja e de limão com sede em Duartina (SP). O grupo israelense possui também acordos comerciais com as processadoras Cisol, em Artur Nogueira (SP), e a Frucamp, em Catanduva (SP). No comunicado, a companhia informa que espera crescer nos Estados Unidos “fe forma orgânica e através da nossa estratégia de construir e comprar”. Disse ainda que a Flórida, ainda a maior região de laranja daquele país, “é um ótimo lugar para começar”. “Muitos de nossos clientes globais têm suas fábricas de engarrafamento nesse Estado”, acrescentou.

O Grupo Prodalim há 30 anos produz, processa, desenvolve, mistura e distribui sucos de frutas e subprodutos. O grupo é o quarto maior fornecedor de suco de laranja concentrado em todo o mundo, atrás apenas da Cutrale, Citrosuco e da própria LDC. O Prodalim atende mais de 250 clientes em mais de 50 países.