Mundo

Secretário-geral da ONU e Trump se reúnem pela primeira vez

Secretário-geral da ONU e Trump se reúnem pela primeira vez

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, na sede do Banco Mundial, em Washington, em 21 de abril de 2017 - AFP

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizaram nesta sexta-feira uma primeira e breve reunião na Casa Branca, antes de uma visita de embaixadores do Conselho de Segurança a Washington na semana que vem.

Guterres, que sucedeu Ban Ki-moon em janeiro, também se reuniu com o conselheiro de Segurança Nacional, o general H.R. McMaster.

O chefe da ONU teve uma “discussão interessante e construtiva sobre a cooperação entre os Estados Unidos e as Nações Unidas”, disse o porta-voz do organismo multilateral, Stephane Dujarric.

Guterres e Trump “concordaram em se reunir de novo em um futuro próximo”, acrescentou.

Os embaixadores do Conselho de Segurança participarão de um almoço com Trump na segunda-feira e se reunirão com legisladores no Capitólio.

Nessas reuniões provavelmente serão abordados assuntos como a Coreia do Norte, a Síria, o conflito entre Israel e Palestino e os planos de Washington de cortar o financiamento às Nações Unidas, que geraram preocupações sobre o apoio do governo Trump ao organismo mundial.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, escreveu no Twitter nesta sexta-feira que estava ansiosa para “levar os membros do Conselho de Segurança à Casa Branca na segunda-feira para ter um diálogo direto com o presidente”.

Durante sua campanha eleitoral, Trump qualificou as Nações Unidas de “um clube de pessoas que se reúnem, conversam e se divertem”.

Os Estados Unidos ocupam a presidência temporária do Conselho de Segurança (de 15 membros) durante o mês de abril, dando ao novo governo de Trump a oportunidade de mostrar suas prioridades em política externa.