Os futuros de petróleo operam em alta significativa nesta manhã, recuperando-se das perdas de cerca de 1,4% da sessão anterior, após dados favoráveis sobre os estoques dos EUA.

Às 8h45 (de Brasília), o petróleo tipo Brent para abril subia 1,24% na IntercontinentalExchange (ICE), a US$ 56,53 por barril, enquanto o WTI para o mesmo mês avançava 1,25% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 54,26 por barril.

Ontem, o American Petroleum Institute (API) estimou que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA teve redução de 884 mil barris na última semana. O API, que é uma associação de refinarias, também apontou quedas nos estoques de gasolina, de 893 mil barris, e de destilados, de 4,2 milhões de barris.

Às 13h (de Brasília), está prevista a divulgação da pesquisa oficial, do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) norte-americano. Analistas preveem que o levantamento do DoE mostrará aumento de 3,2 milhões de barris nos estoques de petróleo bruto da semana passada.

Investidores acompanham os números de estoques em busca de sinais de que a produção dos EUA está em expansão, num momento em que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outras nações de fora do grupo têm se esforçado para reduzir sua oferta.

A Opep pretende cumprir a meta de cortar sua produção diária em 1,2 milhão de barris por dia, estipulada em acordo no fim do ano passado, ainda neste mês, segundo autoridades da área petrolífera. Já a Rússia e outros países que não integram o cartel também vêm reduzindo sua produção, ainda que em ritmo mais lento. Fonte: Dow Jones Newswires.