Os preços do petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira, 23, mas não mantiveram os patamares mais elevados mostrados mais cedo, após dados oficiais mostrarem aumento nos estoques da commodity nos Estados Unidos, embora menor que o previsto.

O petróleo WTI para abril fechou em alta de 1,60%, a US$ 54,45 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para abril teve ganho de 1,33%, a US$ 56,58 o barril, na Ice.

Os estoques de petróleo dos EUA aumentaram 564 mil barris na última semana, segundo o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês). Analistas previam avanço maior, de 3,4 milhões de barris. Os estoques de gasolina caíram 2,628 milhões de barris, ante expectativa de queda de 1,2 milhão de barris, e os de destilados recuaram 4,924 milhões de barris, ante projeção de baixa de 400 mil barris. Já a produção de petróleo dos EUA subiu de 8,978 milhões de barris por dia para 9,001 milhões de barris por dia na última semana.

A alta menor que a esperada nos estoques ocorreu em grande medida graças a volumes mais baixos de petróleo importado. Analistas do Credit Suisse destacaram o “grande recuo nas importações” da commodity pelo país.

Para Bob Yawger, diretor da divisão de futuros da Mizuho Securities USA, o mercado norte-americano ainda está com excesso de oferta. Com os preços mais altos dos últimos meses, mais produtores de xisto voltam aos campos de petróleo, o que poderia minar o esforço da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para reduzir a oferta e equilibrar mais o mercado.

Nesta sessão, o dólar um pouco mais fraco também beneficiou o petróleo, já que com isso ele fica mais barato para os detentores de outras moedas. Fonte: Dow Jones Newswires