Os futuros de petróleo operam em alta moderada nesta manhã, após encerrarem a sessão anterior sem direção única e perto da estabilidade, favorecidos pelos últimos dados sobre estoques dos EUA.

Ontem, a associação de refinarias conhecida como American Petroleum Institute (API) estimou que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA sofreu uma forte queda de 9,2 milhões de barris na semana passada. O API também apontou um modesto avanço de 300 mil barris nos estoques de gasolina e uma redução de 2,1 milhões de barris nos estoques de destilados.

No fim da manhã de hoje, o Departamento de Energia (DoE) norte-americano divulga o levantamento oficial sobre estoques. Pela projeção de analistas, a pesquisa mostrará recuo de 3 milhões nos estoques de petróleo bruto.

Investidores, porém, também ficarão atentos aos números de produção dos EUA, que vem mostrando tendência de expansão em meio a esforços da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e de outros grandes produtores para conter o excesso de oferta global.

Às 8h19 (de Brasília), o barril do petróleo tipo Brent para outubro subia 0,49% na IntercontinentalExchange (ICE), a US$ 51,05, enquanto o do WTI para setembro avançava 0,27% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 47,68. Fonte Dow Jones Newswires.