Os contratos futuros de petróleo fecharam sem direção única nesta terça-feira, 15, após operaram em queda durante boa parte do dia, diante de notícias sobre a produção dos Estados Unidos. Além disso, o derramamento de petróleo no Kuwait esteve no radar dos investidores, além do relatório semanal de estoques do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês).

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para setembro fechou em queda de 0,08%, a US$ 47,55 por barril. Já o barril do petróleo Brent para outubro avançou 0,13%, a US$ 50,60, na Intercontinental Exchange (ICE).

Na segunda-feira, o DoE divulgou relatório prevendo um aumento de 117 mil barris por dia na produção de óleo de xisto nos EUA em setembro, para 6,149 milhões de barris por dia. A produção americana vem ganhando força há vários meses, comprometendo esforços de grandes produtores de conter o excesso de oferta global da commodity até pelo menos o primeiro trimestre de 2018.

Nesta terça, a estimativa de economistas para os estoques de petróleo do DoE fez com que os contratos passassem a ganha força. De acordo com analistas consultados pelo Wall Street Journal, os estoques de petróleo devem cair 3 milhões de barris por dia no relatório do departamento, que será divulgado na quarta-feira, 16, às 11h30. Os analistas também esperam queda nos estoques de gasolina e de destilados.

Em novembro de 2016, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros dez produtores fecharam um acordo de reduzir sua produção combinada em 1,8 milhão de barris por dia até março do ano que vem. No entanto, a oferta da Opep atingiu os maiores níveis do ano nos últimos dois meses, colocando dúvidas sobre o pacto de corte na produção.

Também próximo do fim do fechamento, o Kuwait reportou um segundo derramamento de petróleo offshore em menos de uma semana. A Autoridade Pública Ambiental afirmou que o derramamento mais recente, descoberto nesta terça-feira, tem uma milha náutica de comprimento. No início da semana, as autoridades kuwaitianas trabalhavam para conter um derramamento no sul do país. (Com informações da Dow Jones Newswires)