Os contratos futuros de petróleo fecharam em baixa nesta quinta-feira, 23, pela terceira vez em quatro sessões, com o excesso de oferta da commodity ainda no radar dos investidores.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para maio fechou em queda de 0,71%, a US$ 47,70 por barril. Já na Intercontinental Exchange (ICE), o petróleo tipo Brent para o mesmo mês recuou 0,16%, a US$ 50,56 por barril.

Nas últimas duas semanas, os preços do petróleo tiveram queda de cerca de 10%, pressionados, principalmente, pelo aumento nos estoques da commodity nos Estados Unidos, que fizeram com que os investidores questionassem se os produtores continuariam seguindo o acordo de reduzir a oferta.

O mercado teme que uma extensão do acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para além de junho ocorra devido ao aumento dos estoques americanos. Segundo Bob Yawger, diretor da divisão de futuros da Mizuho Securities USA, isso tem causado uma queda nos preços da commodity.

Na quarta-feira, o Departamento de Energia (DoE) dos EUA informou que os estoques de petróleo cresceram 5 milhões de barris na semana, elevando ao total recorde de 533,1 milhões de barris. Além disso, a produção doméstica avançou pela quarta semana consecutiva, para 9,13 milhões de barris por dia.

“O enorme saldo dos estoques não vai acabar da noite para o dia”, disse Ric Navy, vice-presidente sênior de futuros de energia na corretora R.J. O’Brien & Associates LLC. Fonte: Dow Jones Newswires