O petróleo fechou em alta nesta quinta-feira, 26, impulsionado pela possibilidade dos Estados Unidos restabelecerem sanções contra o Irã. Caso essa hipótese se confirme, pode contribuir para redução da oferta global da commodity.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para junho fechou em alta de 0,21%, a US$ 68,19 por barril. Na Intercontinental Exchange (ICE), o barril do Brent para julho, que se tornou o contrato mais líquido, avançou 0,89%, a US$ 73,88.

Os Estados Unidos têm até o dia 12 de maio para decidir se permanecerão no acordo nuclear com o Irã ou se vão abandoná-lo e restabelecer sanções contra o país.

“Comentários recentes do presidente da França, Emmanuel Macron, indicam sua certeza de que Donald Trump irá retirar os EUA do acordo nuclear, apesar dos esforços de Macron para garantir a parceria”, disse Robbie Fraser, analista de commodity na Schneider Electric. “Isso colocaria em risco parte dos avanços na oferta de petróleo que o Irã tem acumulado”, afirmou Fraser.

Segundo Thomas Pugh, economista de commodities da consultoria Capital Economics, além do Irã, há também o risco da produção de petróleo da Venezuela entrar em colapso devido à crise econômica que assola o país. Também segue no radar os ataques dos rebeldes iemenitas à infraestrutura petrolífera da Arábia Saudita. Fonte: Dow Jones Newswires.