Os futuros de petróleo exibem ganhos moderados nesta manhã, mantendo a tendência da madrugada e buscando se recuperar após registrarem perdas de cerca de 0,4% a 0,6% na sessão anterior.

Os mercados da commodity continuam repercutindo a última pesquisa do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) norte-americano. Ontem, o DoE estimou avanço maior do que o previsto nos estoques de petróleo bruto dos EUA da última semana, mas também apontou reduções mais acentuadas do que se esperava nos volumes estocados de gasolina e de destilados.

Apenas os estoques de gasolina dos EUA diminuíram 2,8 milhões de barris na semana passada, marcando a quinta queda consecutiva, segundo o DoE.

A expectativa é que a demanda por gasolina nos EUA ganhe força à medida que se aproximar o verão, quando cresce o número de veículos em circulação. No caso de destilados, o recuo da última semana foi estimado em 1,9 milhão de barris.

Por outro lado, a contínua expansão dos estoques de petróleo bruto e da produção dos EUA mantém os preços da commodity pressionados e ajudam a anular esforços da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e da Rússia de reduzir sua oferta desde o começo do ano.

Às 9h02 (de Brasília), o petróleo tipo Brent para maio subia 0,30% na IntercontinentalExchange (ICE), a US$ 50,79 por barril, enquanto o WTI para o mesmo mês avançava 0,31% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 48,19 por barril. Fonte: Dow Jones Newswires.